Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Qualidade de ensino’

Print Friendly

Janguiê Diniz2016Janguiê Diniz*
Diretor presidente da ABMES
Secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional
***

O Sistema de Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), instituído por meio da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, foi um ganho para educação no Brasil. Antes, o que havia eram algumas experiências isoladas de avaliação em vez de um sistema nacional vigente, aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) de forma universal que abrangesse todas as instituições públicas, privadas e comunitárias.

A introdução dessa política de avaliação na graduação, com critérios e indicadores, estimulou nas Instituições de Educação Superior (IES) a preocupação pela qualidade do ensino e a necessidade de profissionalização da gestão. Dados obtidos por meio de um sistema público determinam parâmetros nacionais e internacionais para que a instituição tenha um ponto de partida para identificar o que deve ser aperfeiçoado e para planejar suas ações com esse foco.

Leia mais »

Avaliar
Print Friendly

Ronaldo MotaRonaldo Mota
Reitor da Universidade Estácio de Sá e Diretor Executivo de Educação a Distância da Estácio
http://reitoronline.ig.com.br
***

A República Federal da Alemanha é constituída por dezesseis estados, sendo um deles formado pela região de Berlim, com seus quase quatro milhões de habitantes. Cada estado é responsável pelo seu respectivo sistema de ensino, contando com razoável autonomia. Antecedendo o nível Primário, a maior parte das crianças atende ao Kindergarten, em duas etapas. O Kinderkrippe, correspondente à creche, até os três anos de idade, seguido pela pré-escola.

Aos seis anos o aluno começa o Primário, o qual dura de quatro a seis anos, a depender do estado. No nível Secundário, com duração de seis anos, há, em geral, quatro caminhos: Hauptschule, Realschule, Gesamtschule e Gymnasium.  A rota do Gymnasium é a mais exigente e concorrida, a qual prepara para a Universidade.

Leia mais »

Avaliar
Print Friendly

jacir-venturi2017Jacir J. Venturi
Coordenador do Biênio da Matemática pelo Sinepe/PR
Coordenador da Universidade Positivo, foi professor da UFPR, PUC-PR e diretor de escolas
***

Na Olimpíada Internacional da Matemática realizada no ano passado, em Hong Kong, dos 10 países com melhor desempenho, 7 são asiáticos. Um diretor de escola do Brasil, presente na premiação, perguntou ao chairman do evento:

– Qual o segredo de tão retumbante sucesso dos asiáticos? Resposta: nossas professoras primárias são apaixonadas por matemática.

Leia mais »

Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 17312345...102030...Última »