Arquivo da categoria ‘Qualidade de ensino’

Print Friendly

Domingo PenaDomingo Hernández Peña
Escritor, professor, consultor, Honoris Causa pela Anhembi Morumbi
***

Estamos, sim, no mundo todo, no final de uma época; no começo de outra; numa mistura de antes e depois, na que nada deixou de ser nem nada começou por completo. É como se estivéssemos numa guerra (na Terceira Guerra Mundial, talvez) que ainda não esgotou seu poder destrutivo nem permite adivinhar o que teremos que reconstruir depois.

Compreender e explicar essa catastrófica transição global não é coisa fácil, se a mesma não se fraciona e classifica em perigos maiores e perigos menores – em realidades de maior e menor proximidade.

E como estamos onde estamos nada impede que comecemos a explicar e a compreender o maior e mais próximo dos perigos: Brasil.

Leia mais »

Avaliar
Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“Quando a mesma pessoa, um único partido, a mesma classe social ou aliança política comanda os Três Poderes, não temos democracia. Temos a forma, mas não a realidade.” (Prof. Joaquim Falcão – Diretor FGV Direito Rio)

O momento pelo qual passa o Brasil está retratado por todas as mídias, que têm mostrado a realidade do “mundo cão” das nossas estruturas políticas, empresariais e institucionais. Intitulados partidos políticos, há grupos antagônicos que se rivalizam ou se compõem para dominar o judiciário, o legislativo, o executivo, não procurando soluções para o país, mas para seus grupos.

Leia mais »

Avaliar
Print Friendly
Crédito: Alan Marques 03.out.2014 / Folhapress

Crédito: Alan Marques 03.out.2014 / Folhapress

Hélio Schwartsman
Folha de S.Paulo, publicado em 16 de maio de 2017
***

Educação melhora a qualidade do voto? Trocando em miúdos, se nossas escolas fossem melhores, correríamos menos risco de eleger bandidos ou aventureiros no próximo pleito presidencial? Infelizmente, a resposta é “não”.

A ideia de que a democracia é um processo no qual cidadãos bem informados analisam desapaixonadamente as propostas em debate e escolhem a mais conveniente é sedutora, bastante popular e, lamentavelmente, errada. Não é que seja impossível que algum eleitor siga esse roteiro, mas o que várias décadas de estudos empíricos mostram é que essa está longe de ser a regra.
Leia mais »

Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 17512345...102030...Última »