Destaques
Facebook
Twitter

Sobre : noticias-midia

Nome Completo: Notícias na Mídia
Site:
Detalhes: Notícias extraídas da mídia.

Artigos do(a) noticias-midia:

    Simon Schwartman
    Sociólogo, membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes)
    O Estado de S.Paulo, publicado em 12 de abril de 2019

    ***

    As preocupações ideológicas que marcaram a gestão de Vélez Rodríguez e aparentemente continuarão na agenda do novo ministro nem de longe refletem as questões que o Ministério da Educação, com um orçamento de R$ 123 bilhões e 450 mil funcionários em 2018, precisa enfrentar. Além de administrar uma rede própria com mais de cem instituições e 1,3 milhão de estudantes, o ministério é responsável por autorizar, avaliar e cuidar do desempenho dos estudantes e de todas as instituições de ensino superior federais e privadas, desenvolver os parâmetros curriculares de todos cursos de todos os níveis, manter em dia as estatísticas educacionais, administrar o crédito educativo e uma longa lista de programas como Proinfância, Dinheiro Direto nas Escolas, Livro Didático, Brasil Profissionalizado, Transporte Escolar e tantos outros.

    Temas associados a valores e costumes algumas vezes surgem em alguns exames ou currículos, são questionados e repercutem na imprensa. Existem também controvérsias importantes sobre métodos de ensino, usos de novas tecnologias e modelos de organização do sistema escolar. São discussões que têm seu lugar, mas não deveriam distrair-nos da questão fundamental: o Brasil está gastando bem os 6% do produto interno bruto (PIB) que destina à educação? As pessoas estão aprendendo a ler, escrever e contar como deveriam? Sabemos que não, o que leva a indagar: o Ministério da Educação, com seus atuais formato e estrutura, é o melhor instrumento para mudar a situação, bastando, para isso, encontrar um bom ministro e uma equipe certa? Ou será que é necessário repensar de maneira profunda e ousada o papel do ministério e buscar alternativas?

    Leia mais »

    Avaliar

    Roberto Lobo
    Estadão, publicado em 20 de março de 2019
    ***

    Como toda a sociedade, as universidades deverão passar por grandes transformações nas próximas décadas. A quarta revolução industrial trará consequências ainda imprevisíveis para a sociedade e para cada indivíduo, tendo em vista a explosiva evolução das tecnologias digitais, da nanotecnologia, da inteligência artificial, da biologia e das neurociências.

    As estruturas produtivas atuais sofrerão certamente uma profunda modificação porque muitas atividades desenvolvidas por pessoas serão substituídas por sistemas não humanos e muitas profissões passarão, assim, a ser irrelevantes no novo mundo da produção e do trabalho.

    Leia mais »

    Avaliar

    Roberto Lobo
    Estadão, publicado em 4 de fevereiro de 2018
    ***

    As declarações do novo ministro Ricardo Vélez Rodriguez de que a educação superior não deve ser para todos criaram certa celeuma no meio acadêmico e na imprensa. Soou para muitos como uma postura elitista e discriminatória. Talvez seja, não o conheço, mas é preciso aguardar maiores explicações sobre seu pensamento antes de emitir um julgamento final, ou uma inapelável condenação.

    Também é preciso fugir à tendência geral das soluções que, embora generosas, são impraticáveis, como a universalização do ensino superior em universidades de pesquisa públicas e gratuitas muito ao gosto de parte da sociedade. Mais importante, ainda, é encontrar um glossário que seja o mesmo para todos que discutem o tema.

    Leia mais »

    Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics