Destaques
Facebook
Twitter

Sobre : Outros-Autores

Nome Completo: Outros Autores
Site:
Detalhes: Coletânea de artigos de diversos autores.

Artigos do(a) Outros-Autores:

    Urias Barbosa
    Consultor da Hoper Educação
    ***

    Os novos instrumentos de avaliação impactaram as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. As mudanças são expressivas e alteram o panorama de avaliação. Antes da publicação e divulgação dos novos instrumentos, os representantes do INEP e do MEC apontavam para uma mudança de perspectiva na medida em que consideravam os antigos instrumentos frágeis e conflitantes com a realidade do ensino superior no país.

    As mudanças, de fato, ocorreram. E se uma primeira leitura pode indicar uma avaliação mais subjetiva, uma segunda, terceira e quarta leitura provocam a percepção de que o processo de avaliação vai exigir maior qualidade na oferta e no desempenho dos cursos. Enquanto o antigo instrumento destaca uma educação direcionada ao ensino, o novo instrumento converge para uma educação orientada à aprendizagem. Essa alteração é extremamente benéfica aos estudantes e às IES.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Celso Hartmann
    Diretor-geral do Colégio Positivo
    ***
    Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que – forçosamente – admitir que estamos errados. Estudiosos do assunto afirmam que isso acontece porque, naturalmente, enxergamos o erro como sinônimo de incompetência e acreditamos que pessoas bem sucedidas nunca erram. De onde vem essa crença? Em que momento de nossas vidas passamos a enxergar as coisas dessa forma?

    Se voltarmos no tempo e recuperarmos a maneira como as gerações anteriores eram ensinadas, vamos notar que a raiz desse pensamento pode ter brotado dentro das escolas. Professores costumavam – e alguns ainda insistem nisso – ensinar que existia apenas uma resposta certa para cada questão apresentada. Quem não conseguisse chegar ao resultado apontado pelo mestre, falhava – e ponto final. Aquele que respondesse da forma esperada, ganhava pontos e a admiração de todos.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    jacir-venturi2017Jacir J. Venturi
    Professor e autor de livros, foi diretor de escolas, presidente do Sinepe/PR e vice-presidente da ACP
    ***

    O desenvolvimento tecnológico tem progredido exponencialmente, dando origem a avanços como a inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), robótica, big data, computação na nuvem, impressoras 3D, algoritmos avançados, machine learning (máquinas que aprendem), nano e biotecnologias, fintech (uso de novas tecnologias para o setor financeiro), drones, etc. E, logo, estarão incorporados ao nosso cotidiano avanços como os carros autônomos e a telefonia 5G (10 vezes mais rápida que a 4G).

    Essas novas tecnologias, de per si, não definem a indústria 4.0, porém servem de insumo, através de sua convergência, para a implementação de fábricas inteligentes. “Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes” – se faz oportuno Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 16012345...102030...Última »