Destaques
Facebook
Twitter

Sobre : Outros-Autores

Nome Completo: Outros Autores
Site:
Detalhes: Coletânea de artigos de diversos autores.

Artigos do(a) Outros-Autores:

    Foto: Daniel DereveckiDaniel Medeiros
    Doutor em Educação Histórica pela UFPR, Consultor de conteúdos em Humanidades e professor no Curso Positivo, em Curitiba
    ***

    Minha primeira professora se chamava Adla. Só depois de muitos anos percebi que seu nome é quase “Aula”. Não lembro o que ela me ensinava, mas sinto que devo tudo o que sou a ela. Eu era um menino de família pobre, que queria muito saber ler para descobrir o que se passava nas revistas e nos poucos livros da casa. Meu pai estudava algo naquele tempo e, por vezes, deixava folhas cheias de frases sobre a mesa. Eu as pegava e fingia que lia, passando o dedo sobre as palavras e dando inflexões de surpresa ou angústia, raiva ou comicidade. Ali eu era a pessoa que eu queria ser.

    Um dia, lembro de ouvir minha mãe me dizer: “esse ano você vai para a escola. Venha cá que vou tirar as medidas do teu uniforme”. Salto na minha memória. Lembro-me agora do ônibus que me apanhou para levar ao grupo escolar e minha mãe me dando adeus. Eu ia duro naquela camisa branca e aquele short azul escuro, um caderno verde esmeralda na mão e um lápis com uma borracha em forma de gota na ponta. Diz minha mãe que sequer olhei para ela e que ficou balançando a mão feito tonta. Mãe. Mão. Âncora de toda a vida.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Daniel Medeiros
    Doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor do Curso Positivo, de Curitiba/PR
    ***

    Em uma sala de aula, o professor propõe a seguinte dinâmica: “Você lê ou ouve sobre um suposto envolvimento de um professor da sua escola com algo criminoso, bem grave. Um caso de pedofilia, por exemplo. Por acaso, trata-se de um professor rigoroso que vive cobrando atitudes corretas de vocês. Você conta o que leu ou ouviu para alguém? E, então, digamos que naquela semana, durante a aula desse professor, o diretor o chama e o professor deixa a sala bastante agitado. Você explica para alguém o que você supõe ser o motivo do que está acontecendo? E, por fim: imagine que, no grupo do WhatsApp, alguém comenta que sabe algo muito sério sobre o professor. Você diria algo sobre o que você também supostamente sabe sobre ele?”

    Se você pensou em responder sim para qualquer uma dessas perguntas, parabéns! Você é um divulgador de falsas notícias, as famosas fake news.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Cibele Schuelter e Paulo Presse 
    Consultores da Hoper Educação
    ***

    No dia 20 de setembro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou em Brasília, em primeira mão, os dados do Censo da Educação Superior 2017, a maior fonte de informações e dados estatísticos da educação superior no Brasil. O documento aborda a oferta e o desenvolvimento da graduação, alguns dados da pós-graduação (stricto sensu), perfis de alunos e docentes, questões vinculadas ao financiamento do ensino privado e vários outros aspectos do setor.

    Este vasto conjunto de informações certamente será muito estudado por especialistas do setor nos próximos meses. Para colaborar com este exercício, extraímos de imediato alguns componentes que podem ajudar na leitura do cenário brasileiro de educação superior:

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 17212345...102030...Última »