Destaques
Facebook
Twitter

Sobre : Outros-Autores

Nome Completo: Outros Autores
Site:
Detalhes: Coletânea de artigos de diversos autores.

Artigos do(a) Outros-Autores:

    Daniel Medeiros
    Doutor em Educação Histórica pela UFPR
    Professor de História no Curso Positivo, de Curitiba
    ***

    Nos países de clima frio, em muitas residências, as pessoas entram e deixam suas pesadas roupas em um estreito corredor que dá acesso à sala. É o vestíbulo. Desde sempre é assim. Com o tempo, essa palavra tornou-se também o sinônimo de um processo de seleção e também um ritual de passagem entre o mundo da rua e o mundo do conhecimento acadêmico, a Universidade. Estamos falando do vestibular.

    É, de fato, uma interessante apropriação do termo. Afinal, para os jovens, o ingresso na vida adulta é sempre uma mudança importante e os rituais dessa passagem servem para marcar a memória desse acontecimento. Principalmente porque não é fácil. O caminho é estreito.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Hugo Quinta
    Consultor da Hoper Educação
    ***

    O Ministério da Educação, através do Instrumento de Avaliação para os cursos de Graduação, prevê a possibilidade de utilização do acervo virtual na bibliografia básica e complementar dos cursos de bacharelado, licenciatura e ensino a distância. Os livros digitais representam um avanço significativo na medida em que amplia o acesso à leitura e potencializa, positivamente, o processo de ensino-aprendizagem. Resta, entretanto, questionar o formato, analisar os mecanismos de leitura dos livros digitais e identificar o papel dos professores como intermediários imprescindíveis para o êxito dos leitores virtuais.

    A história dos livros impressos é longeva, vem desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, consolidando-se na Idade Moderna e massificando na Idade Contemporânea. Primeiro utiliza-se o formato de códice e do pergaminho, depois as máquinas de Johannes Gutemberg revolucionam o procedimento de confecção dos livros impressos. As técnicas tipográficas melhoram os aspectos gráficos, editoriais e barateiam o custo de produção. No século XX, o advento da fotografia e do cinema coloca os impressos em xeque, as imagens das fotos e as imagens em movimento disputam os leitores, e cresce o número de espectadores nas salas de cinema.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    jacir-venturi2017Jacir J. Venturi
    Professor e autor de livros, foi diretor de escolas, presidente do Sinepe/PR e vice-presidente da ACP
    ***

    Em todo relacionamento – em maior ou menor frequência e intensidade – haverá conflitos. E uma vez passada a fase da paixão, há três verbos que merecem ser conjugados: respeitar, dialogar e perdoar. O outro inevitavelmente possui escala de valores própria, nem sempre coincidente com aquela do companheiro e, tanto quanto seu DNA, carrega consigo uma história, experiências, traumas, aspirações e laços familiares que muito moldam suas expectativas. Neste mister, “sai sempre ganhando quem sabe amar e perdoar; não quem tudo sabe e tudo julga” – se faz oportuno Hermann Hesse, escritor alemão.

    Quem tudo sabe ou tudo julga transfigura o companheiro num oponente. E, em qualquer relação, as discordâncias são salutares, até mesmo momentos de raiva – que são próprios da natureza humana –, desde que não degenerem o relacionamento em mágoas e que prevaleçam o diálogo, o companheirismo e a força dos bons argumentos. Ou, nas palavras do Apóstolo Paulo: “não se ponha o sol sobre a vossa ira”.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 15712345...102030...Última »