Destaques
Facebook
Twitter

Sobre : Wanda Camargo

Nome Completo: Wanda Camargo
Site:
Detalhes: Presidente da Comissão do Processo Seletivo – Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil

Artigos do(a) Wanda Camargo:

    wanda_camargoWanda Camargo
    Educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil
    ***

    “As mina pira”. Esta frase é um prodígio: consegue em três palavras ser machista, sexista e afrontar a gramática. “Mina” era como malandros exploradores de mulheres as chamavam, pois delas vinha o seu ouro fácil. E o contexto da música é convite para uma festa em que todos se embriagam, usam drogas e muitas vezes perdem a noção da realidade.

    Os anos 1960 vão longe, os anticoncepcionais, a liberação sexual, o início da libertação feminina, os costumes menos travados, a quase igualdade de direitos entre mulheres e homens. Seria de esperar, não fora um excesso de otimismo, que os homens da geração atual estivessem menos inseguros em suas relações afetivas, e que as mulheres não aceitassem mais ser tratadas como objetos, “minas”, “cachorras”, “preparadas”.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    wanda_camargoWanda Camargo
    Educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil
    ***

    A volta aos estudos, ou mesmo o início deles, quando estamos já adultos, em alguns casos até mesmo idosos, representa um imenso desafio que muitos enfrentam.

    Pessoas não alfabetizadas na infância, infelizmente fato muito comum no país, tem em particular provocações maiores na aprendizagem madura, pois perderam muitas oportunidades culturais que teriam facilitado o desenvolvimento de suas personalidades e perspectivas profissionais. Ler e escrever, ademais de suas vantagens específicas na comunicação e no exercício profissional, também implica em cidadania, relacionamentos interpessoais, extensão da vida familiar e comunitária.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    wanda_camargoWanda Camargo
    Educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil
    ***

    Há pouco mais de cem anos muitas famílias se constituíam em grupos tribais, sob a liderança de um patriarca ou matriarca e formadas por esposas ou maridos, irmãos, filhos, netos, sobrinhos, agregados, todos habitando um mesmo espaço e assumindo sem discutir seu lugar na hierarquia. Tal arranjo ainda é comum em alguns países, mas foi substituído no ocidente pela família nuclear composta por um casal e seus filhos; ainda que mantendo laços com o conjunto familiar mais próximo.

    Na dinâmica que caracteriza as relações humanas estamos vivendo um momento que, de certa forma, marca retorno a algo parecido com as “tribos”. Entre os mais pobres não houve grandes mudanças, as famílias sempre se mantiveram associadas por questão de sobrevivência; quando filha ou filho se casa não falta lugar para mais um, e até mesmo para a construção de um “puxadinho” nos fundos do terreno ou na laje.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 4812345...102030...Última »