Destaques
Facebook
Twitter

Sobre : Antonio de Oliveira

Nome Completo: Antônio de Oliveira
Site:
Detalhes:

Artigos do(a) Antonio de Oliveira:

    Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
    Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
    antonioliveira2011@live.com
    ***

    Cecília Meireles escreveu “Ou isto ou aquilo; ou isto ou aquilo e vivo escolhendo o dia inteiro!” Cecília, poeta ou poetisa? A poetisa exigiu ser tratada de poeta por entender que a forma poetisa, gramaticalmente correta, desqualifica a mulher. Poetisa rima com papisa, mas “papam habemus”, temos papa. Sempre isto ou aquilo? Quem sabe, ou isto e aquilo, pois às vezes se pode “estar ao mesmo tempo nos dois lugares!”. É quando se tira a média em determinada equidistância dos pontos extremos. Uns dizem, por exemplo, que gramática nunca mais; outros pensam que gramática é tudo. Sempre tive vontade de saber todas as gramáticas de cor para poder infringir normas gramaticais de propósito, com conhecimento de causa, em favor do estilo, da fonética, do ritmo, da sintonia com o leitor. Como se dá na licença poética: dos poetas, das poetas e das poetisas.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
    Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
    antonioliveira2011@live.com
    ***

    Um amigo me comunicou a morte de sua esposa, “amada parceira de vida, a metade de uma assim pensada unidade”. Disse ter estado meditando e, sentindo-se reerguido, sabe que a vida, fora e dentro dele, continua. Dentro de nós dormem aqueles que a gente amou e que se foram ou que adormeceram no Senhor, segundo a fé cristã. Nós é que os despertamos. Para os que aqui ainda estamos e para aqueles aos quais a vida lhes parece fluir normalmente, dar-se conta da morte de quem amávamos e a quem continuamos a amar desperta em nós uma imagem viva. Imagem viva e bem vívida. O que, sempre oportunamente, sugere uma reflexão sobre essa espada de Dâmocles pendurada sobre a nossa cabeça. Inexoravelmente. A pasta de dente não volta pra dentro da bisnaga.

    “Inter vivos” significa entre vivos, como em doação “inter vivos”, isto é, não por testamento. No caso, aqui e agora, reflexão “inter vivos”, isto é, não por amedrontamento, mas por tomada de consciência. Cedo ou tarde os afluentes se perdem no oceano. A vida de todo mundo está sempre por um fio preso a um contrato de risco: um câncer, um acidente fatal, uma picada letal, “de susto, de bala ou vício”. Um mistério para ser vivido. A qualquer momento o ciclo da vida pode topar com um dique. Como agravante, o clima de violência explícita nos faz temer permanentemente pela nossa integridade física. Um problema para ser resolvido.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
    Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
    antonioliveira2011@live.com
    ***

    Consta que nem sempre grandes pensadores foram grandes gestores da própria emoção: Einstein, Franz Kafka, Freud, Gandhi, Kant, Schopenhauer… Da mesma forma, artistas famosos, cientistas, educadores e religiosos, psicólogos, psiquiatras. Mulheres também. Cada pessoa aporrinha do seu jeito.

    Fenômenos físicos são previsíveis. “Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa. / Ninguém é igual a ninguém. / Todo o ser humano é um estranho ímpar”, verseja Carlos Drummond de Andrade, em Igual-Desigual. Onde e quando tudo pode ser igual, menos a gente, desigual. Na enorme biblioteca do mundo, cada pessoa é um livro de um único exemplar. Livro bem ou mal escrito. Policial, romance, drama, tragédia, comédia, religião, ciências. Não há duas pessoas que tenham o mesmo timbre de voz, a mesma letra, o mesmo ID. Com relação a essa realidade, mesmo os gêmeos monozigóticos, univitelinos, apresentam diferenças, apesar de terem o mesmo DNA. A começar pelas digitais.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 8712345...102030...Última »