Destaques
Facebook
Twitter

Sobre : Solon Hormidas Caldas

Nome Completo: Solon Caldas
Site:
Detalhes:

Artigos do(a) Solon Hormidas Caldas:

    Sólon Hormidas Caldas
    Diretor Executivo da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
    ***

    Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticou a decisão do Ministério da Educação (MEC) de liberar novas autorizações para a criação de cursos de Direito no país. A decisão foi publicada na Portaria nº 274, de 19 de abril de 2018, e concluiu a análise de processos protocolados em 2017.

    De acordo com a OAB, “ao autorizar a abertura de novos cursos de Direito sem avaliar de forma pormenorizada a necessidade de instalação dos mesmos – ou sem a realização de um chamamento público – o MEC atesta sua permissividade e contribui com a continuidade do estelionato educacional que vem sendo praticado no Brasil”.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Sólon Hormidas Caldas
    Diretor Executivo da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
    ***

    Após um ano de intensas discussões por causa da reformulação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 2018 começou acalorado em virtude da retomada, pela imprensa, de relatório publicado em 2017 pela Controladoria Geral da União (CGU). De acordo com o documento, estudantes beneficiados pela política pública pagam mensalidades mais altas que aqueles que não são financiados pelo programa, o que, segundo a CGU, configura irregularidade cometida pelas instituições particulares de educação superior.

    Embora à primeira vista a informação realmente chame a atenção, é preciso se debruçar sobre ela com bastante cuidado. O fato de um aluno não beneficiário do Fies pagar menos que um estudante que tem o financiamento não consiste, em si, em irregularidade. Partir desta premissa é um equívoco, pois existem políticas de preço que podem acarretar em mensalidades mais baixas para quem não recebe o benefício.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Sólon Hormidas Caldas*
    Diretor Executivo da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
    ***

    Dez anos. 3.652 rotações da Terra ao redor do próprio eixo e incontáveis acontecimentos nos separam daquele 1º de março de 2008. O país não é o mesmo, a ABMES não é a mesma e, tampouco, eu sou o mesmo.

    O desembarque na Associação não aconteceu do nada, embora não possa dizer que tenha sido estrategicamente calculado. Um anúncio no jornal, o envio do currículo e a chamada para entrevista. Até aí, nada destoa dos roteiros tradicionais de busca por uma colocação no mercado de trabalho.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 41234