Destaques
Facebook
Twitter

Sobre : Ronaldo Mota

Nome Completo: Ronaldo Mota
Site: http://lattes.cnpq.br/7447943300478765
Detalhes:

Artigos do(a) Ronaldo Mota:

    Ronaldo Mota
    Membro do Colegiado da Presidência da ABMES
    Chanceler do Grupo Estácio
    ***

    A seta do tempo é ainda um mistério para a ciência. As equações fundamentais da natureza são reversíveis, possibilitando irmos para frente ou para trás, sem ofendê-las. No mundo real, os processos se desenvolvem no sentido do passado para o futuro. Tal anisotropia temporal está ligada ao grau de desorganização do sistema, quantificada na termodinâmica por uma propriedade denominada entropia. Ao longo do eixo do tempo, a entropia média sempre aumenta.

    Quanto à nossa percepção, vista do ponto de vista do tempo presente, é natural que observemos, contemporaneamente, marcas remanescentes de um passado, que insiste em não ir embora, convivendo com elementos de um futuro que ainda não chegou completamente.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Ronaldo Mota
    Membro do Colegiado da Presidência da ABMES
    Chanceler do Grupo Estácio
    ***

    O chamado modelo dos cinco grandes fatores socioemocionais (em inglês, “The Big Five”) é fruto da síntese de um conjunto de abordagens e de intensos debates entre especialistas na tentativa de investigar alguns sofisticados aspectos do comportamento humano. Entre os educadores contemporâneos, há uma forte tendência de associar tais fatores socioemocionais às habilidades metacognitivas, as quais, em adição aos relevantes elementos cognitivos tradicionais, interferem diretamente nos processos de aprendizagem. Certamente, trata-se de tema complexo e polêmico, dada ser ousada e pretensiosa a missão de construir um modelo simples que seja, ao mesmo tempo, sintético e abrangente.

    Uma taxonomia razoavelmente bem-aceita na comunidade de pesquisadores envolve, pelo menos, cinco principais fatores socioemocionais: 1. Afetividade e Compaixão; 2. Autocontrole e Foco; 3. Estabilidade Emocional; 4. Engajamento e Entusiasmo; e 5. Abertura para Experiências. Cada um deles influenciará, cada qual na sua forma peculiar, as seguintes habilidades gerais: facilidade para adquirir novos conhecimentos e aplicá-los na prática, capacidade de resolver problemas complexos ou abstratos, adaptabilidade, originalidade, carisma, colaboração em grupo, curiosidade, determinação, disciplina, empatia, engajamento, disposição a inovar, senso de justiça, sociabilidade, liderança, disposição à negociação, tolerância, otimismo, perseverança, resiliência, hospitalidade, capacidade de expressão em público, autocontrole etc. Tais características, bem como outras similares, são assumidas como sendo, cada vez mais, indispensáveis no mundo atual. No entanto, educacionalmente, ainda somos principiantes no que diz respeito a sabermos exatamente como medir e promover essas características socioemocionais.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar

    Ronaldo Mota
    Membro do Colegiado da Presidência da ABMES
    Chanceler do Grupo Estácio
    ***

    O título deste artigo é inspirado na epígrafe da obra “Viva o Povo Brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro, publicada em 1984. O livro fez jus ao Prêmio Jabuti de Melhor Romance e representa uma importante referência em termos de literatura brasileira de ficção. Com muita imaginação, o autor mistura fatos com suas próprias criações, cumprindo ao final o propósito de narrar, à sua maneira, quatro séculos de história da Bahia.

    A essência do citado texto é evidenciar, desde o início, a ousadia que é tentar, com palavras, descrever com exatidão os fatos ocorridos. É ilusão imaginar que textos reproduzam plenamente as histórias, as quais as letras somente ousam tentar descrever. Não se trata, portanto, de desonestidade ou incompetência de quem relata, mas sim reflete a inexorável fragilidade dos instrumentos disponíveis.

    Leia mais »

    Compartilhe:
    Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 3212345...102030...Última »