Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Sem categoria’

Print Friendly, PDF & Email
Gabriel Mario Rodrigues2

Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“A melhor maneira de prever o futuro é você mesmo cria-lo”. (Peter Diamandis)*

Peter H. Diamandis é cofundador e executivo da Singularity University, líder no estudo de tecnologias em desenvolvimento exponencial.  Ele é considerado um dos maiores palestrantes americanos. Seu livro “Abundancia: o futuro é melhor do que você imagina” mostra um cenário mais otimista da humanidade, onde o futuro será melhor do que pensamos.

Recentemente, o futurista publicou em seu Linkedin artigo chamado “Contagem regressiva para a singularidade”, uma colaboração com docentes da Singularity, membros da comunidade e palestrantes do evento “Abundance360”. Trata-se de 50 previsões que acontecerão até 2038.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

Se você quer vencer não fique só olhando a escada. Comece a subir degrau por degrau até chegar no topo. (Anônimo)

Uma notícia alarmante chega pelo Correio Braziliense: “Pare por um momento e imagine o seguinte cenário: se o Brasil fosse hoje uma escola com 100 crianças no 1° ano do ensino fundamental, em 2020 apenas 48 delas sairiam alfabetizadas do 3° ano dessa etapa, sendo que somente 30 chegariam, em 2029, ao final do ensino médio com conhecimento básico em língua portuguesa e 2 em matemática. Esse cenário é uma possibilidade caso sejam confirmadas as tendências observadas nos dados de aprendizagem da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e do Saeb dos últimos anos. Outras projeções, baseadas em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/IBGE), mostram ainda que 24 dessas 100 crianças podem não completar a educação básica até os 19 anos”.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***

Neste mundo nada é absoluto. São tênues as fronteiras entre os fragmentos da ciência. Da mesma maneira como se diz que o adulto carrega dentro de si a criança que ele foi, assim também crianças antecipam atitudes adultas. Gente miúda que dá uma de gente grande…

Demonstração adulta de sensibilidade, solidariedade.

Em Belo Horizonte, duas coleguinhas de escola, ambas na faixa dos seus três aninhos de idade, conversam entre si como se fossem adultas. Laura fora à missa, no domingo, com a avó materna. Quando voltou, sua mãe lhe perguntou o que ela havia falado com o Papai do Céu. Laura respondeu prontamente: “Pedi saúde para a Elisa, para mim e para o Vovô Antônio” (de Elisa). Num acidente doméstico, Antônio caíra dentro de casa, fraturando o fêmur esquerdo, tendo que ser submetido a cirurgia. Foi a própria Elisa quem dissera a Laura que seu avô estava dodói.

Leia mais »

Compartilhe:
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics