Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Sem categoria’

Print Friendly

Janguiê Diniz2016Janguiê Diniz
Diretor presidente da ABMES
Reitor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional
***

Entre os anos de 1960 e 1980, as matrículas do ensino superior saltaram de 200 mil para cerca de 1,4 milhão, num impressionante crescimento de quase 800% das matrículas no setor particular. Foi neste ambiente de ebulição e novidades que surgiu, em 1982, o movimento de criação da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, capitaneado por um grupo de mantenedores liderado pelo ilustre professor Cândido Mendes de Almeida, seu primeiro presidente.

A ABMES completa 35 anos. Ao longo de todo esse tempo, foram tantas as conquistas que marcaram a trajetória da Associação e da educação superior brasileira em si. A história da ABMES sempre foi construída por pessoas fortes, determinadas e visionárias.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Janguiê Diniz2016Janguiê Diniz
Diretor presidente da ABMES
Reitor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional
***

Durante muitas décadas ingressar no ensino superior e concluir uma graduação foi o sonho de muitos jovens e adultos brasileiros. Fosse para ingressar ou ter novas oportunidades no mercado de trabalho, o número de vagas em faculdades e universidades era bastante restrito até meados dos anos 2000.

Com a ampliação de programas de financiamento estudantil, como o Fies, criação do ProUni e a autorização de funcionamento para mais instituições privadas, o sonho do acesso ao ensino superior se tornou realidade para milhares de estudantes. As barreiras de acesso deixavam de ser intransponíveis. No entanto, apesar da facilitação da entrada nas IES, outro problema surgiu: as dificuldades para a formação universitária.

Leia mais »

Compartilhe:
Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, porque simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. (Platão)

Sem a pretensão de esgotar assunto tão delicado, multifacetado, espinhoso e polêmico, permito-me tentar dar um fecho ao tema abordado na tríade dos meus últimos artigos – “Educar para votar conscientemente” (18/4), “A Operação Lava Jato mostra que o Brasil precisa mudar” (25/4), “Estamos com problemas (e precisamos de soluções)” (2/5). Todos relacionados ao projeto “VOTA CERTO, BRASIL”.

Quando um cidadão é ainda capaz de revoltar-se com os abusos da classe política, a democracia, para ele, tem algum sentido, pois sua revolta mantém acesa a chama da mudança. Mas para onde nosso povo pode seguir se no retrovisor vê apenas coisas que o envergonham e, pela frente, o futuro é motivo de incredulidade?

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 1012345...10...Última »