Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Destaques’

Print Friendly, PDF & Email

Celso Niskier
Vice-presidente da ABMES e reitor da UniCarioca
Lioudmila Batourina
Consultora de parceria internacional da ABMES
***

Devido a sua natureza lucrativa, existe uma falácia de que em instituições particulares a educação é de baixa qualidade. Sejamos claros e honestos: a educação privada aparece onde o setor público não é capaz de atender as necessidades da sociedade. Este é o caso do Brasil, onde 87,7% dos estudantes estão matriculados em IES particulares (dados do MEC 2017). De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso Nacional, até 2024 o Brasil deve atingir 30% do total de matrículas em IES. Hoje esse número é de apenas 15%. As necessidades reais da sociedade são muito maiores. Imagine se todas as instituições particulares fossem fechadas, o país teria um acesso muito limitado ao ensino superior – em poucos anos a economia brasileira encolheria para a república das bananas. Por isso, é justo dizer que o setor privado de ensino superior no Brasil é, de fato, um contribuinte muito importante para o plano nacional de educação e na solução dos problemas de inclusão social.

As instituições públicas, totalmente mantidas pelos contribuintes, estão tradicionalmente desempenhando o papel de uma locomotiva na ciência e pesquisa brasileiras. Do topo, a importância da educação profissional oferecida pelo setor privado é frequentemente subestimada, pois focam principalmente no ensino, e não na pesquisa. No entanto, com o tempo, muitas instituições particulares têm inovado e criado uma boa reputação, capaz de competir com o setor público em qualidade e destruir mitos, como:

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Sólon Hormidas Caldas*
Diretor Executivo da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
***

Dez anos. 3.652 rotações da Terra ao redor do próprio eixo e incontáveis acontecimentos nos separam daquele 1º de março de 2008. O país não é o mesmo, a ABMES não é a mesma e, tampouco, eu sou o mesmo.

O desembarque na Associação não aconteceu do nada, embora não possa dizer que tenha sido estrategicamente calculado. Um anúncio no jornal, o envio do currículo e a chamada para entrevista. Até aí, nada destoa dos roteiros tradicionais de busca por uma colocação no mercado de trabalho.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Janguiê Diniz
Diretor presidente da ABMES
Reitor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional
***

Estamos nos aproximando do final de mais um ano e, como de praxe, é hora de fazermos o balanço dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas. No entanto, essa época também nos motiva a olharmos para o horizonte com o objetivo de definir metas e caminhos a serem trilhados.

Definitivamente, 2017 não foi um ano fácil. No âmbito da ABMES, tivemos um período intenso, mas com grandes vitórias que merecem ser comemoradas. Foram inúmeras as batalhas e sabemos que ainda não vencemos todas, mas é com o espírito destemido que nos apresentamos para 2018.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 2712345...1020...Última »