Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Comportamento’

Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“Somos um país de pelo menos dois Brasis, e na educação não é diferente. Somos um pais em que interesses particulares e corporativistas dominam setores inteiros do estado nacional, obstruindo qualquer possibilidade de gestão e funcionamento eficientes, o que também ocorre na educação.” (João Batista Araújo e Oliveira)

O primo pobre e o primo rico faziam parte do programa humorístico “Balança, mas não Cai”, que era um sucesso estrondoso na televisão da década de sessenta. O primo pobre (Brandão Filho) ia sempre ao apartamento luxuoso de seu primo rico (Paulo Gracindo), buscando solução para algum problema de ordem financeira e saía sempre desacorçoado e com as mãos abanando.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

wanda_camargoWanda Camargo
Educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil
***

Ao recordar a juventude ou infância, pessoas mais velhas têm a tendência de idealizar esta fase da vida, e se é verdade que crianças e jovens geralmente contam com vantagens do ponto de vista físico (não tem dores crônicas nas costas, por exemplo), escutam e enxergam melhor, aprendem mais rápido, divertem-se com maior facilidade, tem mais flexibilidade; também é verdade que têm muito menor resistência às tensões normais da vida, aos desgastes psicológicos a que todos estamos sujeitos e com que adultos conseguem conviver mais facilmente. O necessário enfrentamento das frustrações normais é algo que se aprende, e pais e educadores podem ajudar muito neste aprendizado.

O estresse pode ser definido como uma interação entre alguns estímulos ao qual um ser humano está sujeito, e as prováveis respostas que este consegue, a depender de sua faixa etária e educacional, apresentar. Caso estes estímulos sejam percebidos como ameaçadores à sua vida, ou pelo menos ao seu bem estar, respostas podem variar muito, e serem, inclusive, voltadas contra o próprio sujeito.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Janguiê Diniz
Diretor presidente da ABMES
Reitor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional
***

A educação é o grande diferencial de qualquer país. Através dela é possível promover melhor condição social e o desenvolvimento econômico das nações. Mas, não apenas isso. O acesso amplo à educação de qualidade é um antídoto contra a corrupção. Essa afirmação vem respaldada por uma pesquisa, publicada no ano passado, sobre a percepção de desvios e a evolução da escolaridade em 78 países desde 1870, elaborada pelo cientista político sueco Bo Rosthstein.

De acordo com Rosthtein, a raiz da corrupção está no descuido histórico com a educação. Isso explicaria porque nações que foram pioneiras em valorizar o ensino público são mais transparentes com a sociedade. Além disso, os países menos corruptos do mundo, como a Alemanha, investiram desde muito cedo na educação de qualidade.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 29512345...102030...Última »