Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Política’

Print Friendly, PDF & Email

Jéssica Santos
Jornalista, coordenadora de comunicação da Associação Santa Marcelina e aluna do Mestrado Profissional em Jornalismo da ESPM
***

Em carta aberta para celebrar os 28 anos da tecnologia por trás da web, Tim Berners-Lee elegeu três grandes ameaças à World Wide Web e à democracia: compartilhamento de dados pessoais, desinformação e propagandas políticas. Para o criador do www, é extremamente preocupante que informações incorretas ou fake news criadas para atrair nossos preconceitos, possam se espalhar como um incêndio na internet. A onda de fake news alcançou seu ápice nos Estados Unidos durante a eleição do presidente Donald Trump, em 2016. Análise do Buzzfedd mostrou que, nos três últimos meses de campanha, 20 histórias falsas relacionadas ao processo eleitoral geraram 8,711 milhões de compartilhamentos, reações e comentários no Facebook.

No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas sobre política, de acordo com levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da Universidade de São Paulo (USP). Em 2018, a morte da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista Anderson Pedro Gomes também se tornou um caso emblemático do alcance das fake news. No dia seguinte ao assassinato, que causou uma comoção internacional, começaram a circular áudios, fotos e notícias que tentavam associar a vereadora ao crime organizado e ao abuso de drogas, em uma série de ações ofensivas à honra de Marielle. O caso foi levado à Justiça, que determinou que todas as fake news fossem retiradas do ar. Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

Todo o aprendizado envolve riscos e também fracassos. Isso deve fazer parte do modelo mental de cada profissional. Geoge Hallembeck – Diretor do Center for Creative Leadership

Na semana passada, a mídia em manchetes gritantes divulgou que 4,8 milhões de brasileiros, aptos ao trabalho e desiludidos, desistiram de procurar emprego. É uma notícia bombástica que atinge a todos nós, solteiros ou pais de família.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“Se o seu candidato não sabe como mudar a educação, mude de candidato”. JBAO [1]

A educação brasileira, conforme a Constituição, é subordinada ao Ministério da Educação (MEC), que a controla por um vasto sistema normativo, aí incluídos regulamentos e fiscalização. Em última análise, tudo é baseado no pode ou não pode, com foco na preparação de profissionais para o mercado de trabalho – não   muito diferente, diga-se de passagem, dos anos 50 ou 40, 30 ou 20 anos atrás. Sobre os últimos 10 anos, então, nem se diga o que aconteceu. Tais realidades nos autorizam a dizer que as normas educacionais brasileiras, criadas para nortear a formação dos cursos, apesar dos esforços, está com uma visão ultrapassada, própria da nossa cultura cartorial e corporativa.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 11412345...102030...Última »