Destaques
Facebook
Twitter
Comentários

Arquivo da categoria ‘Carreira e mercado de trabalho’

Print Friendly, PDF & Email

Janguiê Diniz
Diretor presidente da ABMES
Reitor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional
***

O mercado de trabalho vem passando, nos últimos anos, por grandes e profundas mudanças que exigem do profissional, seja de que área for, novas posturas. Se, no passado, muitos jovens sonhavam em ingressar no Ensino Superior, concluir os estudos, especializar-se em sua área de formação e ter como diferencial um “diploma”, agora, o que se vê são outras necessidades para garantir a sobrevivência no mercado.

O que se busca é o profissional multifuncional ou polivalente, aquele apto ao exercício de diversas atividades, não restrito a sua área de formação. Essa procura é resultado da competitividade e da instabilidade vividas pelas organizações. O profissional polivalente é o profissional do presente e do futuro. Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Ronaldo Mota
Membro do Colegiado da Presidência da ABMES
Chanceler do Grupo Estácio
***

O chamado modelo dos cinco grandes fatores socioemocionais (em inglês, “The Big Five”) é fruto da síntese de um conjunto de abordagens e de intensos debates entre especialistas na tentativa de investigar alguns sofisticados aspectos do comportamento humano. Entre os educadores contemporâneos, há uma forte tendência de associar tais fatores socioemocionais às habilidades metacognitivas, as quais, em adição aos relevantes elementos cognitivos tradicionais, interferem diretamente nos processos de aprendizagem. Certamente, trata-se de tema complexo e polêmico, dada ser ousada e pretensiosa a missão de construir um modelo simples que seja, ao mesmo tempo, sintético e abrangente.

Uma taxonomia razoavelmente bem-aceita na comunidade de pesquisadores envolve, pelo menos, cinco principais fatores socioemocionais: 1. Afetividade e Compaixão; 2. Autocontrole e Foco; 3. Estabilidade Emocional; 4. Engajamento e Entusiasmo; e 5. Abertura para Experiências. Cada um deles influenciará, cada qual na sua forma peculiar, as seguintes habilidades gerais: facilidade para adquirir novos conhecimentos e aplicá-los na prática, capacidade de resolver problemas complexos ou abstratos, adaptabilidade, originalidade, carisma, colaboração em grupo, curiosidade, determinação, disciplina, empatia, engajamento, disposição a inovar, senso de justiça, sociabilidade, liderança, disposição à negociação, tolerância, otimismo, perseverança, resiliência, hospitalidade, capacidade de expressão em público, autocontrole etc. Tais características, bem como outras similares, são assumidas como sendo, cada vez mais, indispensáveis no mundo atual. No entanto, educacionalmente, ainda somos principiantes no que diz respeito a sabermos exatamente como medir e promover essas características socioemocionais.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher, entre muitos caminhos, aquele que for compatível com os seus valores, sua visão de mundo e com circunstâncias adversas que cada um irá encontrar.”¹

No taxi, dias atrás, o motorista se mostrava inconformado porque que seu filho de 14 anos disse que se atrasaria para volta para casa porque ele e um colega iam ficar treinando a professora a usar o Power Point. Disse-lhe ser interessante os meninos ensinarem a professora, por ser o intercâmbio de conhecimentos uma das características do atual aprendizado. Ressaltei que não há mais idade para nada e o importante é aprender. O “azedo” taxista retrucou que se a professora tivesse 40 anos ele até concordaria, mas que ela nem tem 30 e teria obrigação de dominar a informática.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 9512345...102030...Última »