Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Carreira e mercado de trabalho’

Print Friendly

Rui Pimenta
Diretor de vendas do Student Travel Bureau
***

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Isso não é novidade. Em 2017, o IBGE contabilizou cerca de 14 milhões de pessoas sem emprego no Brasil e a taxa de desemprego aumentou 13,7% no primeiro trimestre desse ano. Com índices como esse, reinventar-se como profissional é questão de sobrevivência no mercado de trabalho. Agora, mais do que nunca, é preciso ir atrás de cursos de pós-graduação, MBAs, especializações e, principalmente, aperfeiçoamento de um segundo idioma.

Dominar o inglês é requisito faz algum tempo e ter fluência no idioma virou, até mesmo, critério de escolha primário entre os recrutadores. Isso ocorre pois é muito comum que executivos conversem e negociem com profissionais de outros países – e o inglês é idioma universal. A 53° Pesquisa Salarial da Catho reforça essa importância. Divulgada em abril deste ano, ela aponta que um coordenador ou supervisor com inglês fluente tem salário, em média, 61% maior do que outro profissional sem domínio do idioma.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

Uma das fortes tendências na Era da Inovação, chamada de Quarta Revolução Industrial, é a mudança nas relações de trabalho. A começar pelo significado da palavra trabalho, que deixa de ser um lugar onde se “dá expediente” para ser um resultado que se entrega. (Marcus Ronsoni, empresário e mentor de altos executivos)

Se formos pesquisar na Wikipedia quantas religiões existem, vamos contar mais do que cem[1]. Apesar da profunda diversidade entre elas, há no entendimento sobre a vida eterna um consenso total, como explica o Sociólogo Domenico De Masi em seu livro O ócio criativo, de que todas têm o paraíso e em nenhum deles o homem trabalha. Tenha o paraíso sido criado por Deus, tenha sido inventado pelos homens, se trabalho fosse abençoado, no paraíso todos trabalhariam.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas. (Alvin Toffler)

Há certa miopia em três pontas de um imaginário triângulo equilátero: a escola, o estudante e o mercado de trabalho, às vezes gerando colisões, outras, talvez mais raras, dando vez a realizações e satisfações.

Nas colisões, assemelha-se ao fenômeno das ondas do mar (mercado) batendo no rochedo (escola) e o mexilhão (aluno) sofrendo pelos impactos. E as instituições que preparam recursos humanos para o trabalho devem estar atentas ao que Thomas Friedman escreve em seu livro “Obrigado pelo Atraso”, de onde retiramos algumas questões para reflexão.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 8912345...102030...Última »