Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Legislação e normas’

Print Friendly, PDF & Email
Gabriel Mario Rodrigues2

Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“Não se preocupe com as pedras no caminho sejam elas grandes ou pequenas. As grandes a gente pula e as pequenas a gente chuta.”

Edgar Morin, sociólogo e antropólogo, participou do 3º Congresso Sociomoemocional Liv – Laboratório de Inteligência de Viva, realizado no Rio de Janeiro nos dias 7 e 8 de junho. Com mais de 30 livros publicados é, sem dúvida, não só um cientista da educação, como um defensor do ensino como uma forma de enfrentar as incertezas em tempos de crise.

Perto de fazer 98 anos de idade, ele foi categórico em entrevista ao jornal O Globo (‘Resistir às incertezas é parte da Educação’, diz Edgar Morin). Com bastante lucidez, é taxativo em declarar que “na Educação, em tempos ditos normais, ensinam-se certezas, e não incertezas”. E em tempos conflituosos como o que vivemos, as crianças precisam estar preparadas a conviver com as dificuldades e com os desafios.

Leia mais »

Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Rainer Marinho da Costa 
Consultor Educacional Ower RR consultoria  Educacional Legal vinculado a Faculdade Modelo Curitiba e a  Faculdade São Braz Curitiba
***

No dia 17 de dezembro de 2018, juntamente com as Diretrizes Nacionais para Extensão e as Novas Diretrizes do Curso de Direito (que causaram uma excelente impressão pela sua qualidade), surgiram as “novas” – se é que podemos utilizar esse termo – Diretrizes da Graduação de Educação Física, que espantam pela reedição de uma discussão inoportuna a respeito do uso do termo “graduação” como sendo exclusivamente atribuído para bacharelados e licenciaturas.

Nesse contexto, é excluído o que a própria LDB define como graduação, retirando os tecnólogos dessa condição e reeditando uma velha discussão sobre a vinculação de bacharelados às licenciaturas como um único curso, não incorporando o espírito da Resolução nº 2, de 2015, que explicita a especificidade da formação de professores como diferente em relação a de bacharéis.

Leia mais »

Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Niube Ruggero
Consultora Educacional 
***

No Brasil temos aquela tradição de Lei que “pega” e Lei que “não pega”. Na área educacional estamos vivendo esse momento. Em 2015, o Conselho Nacional de Educação – CNE aprovou a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Essa orientação deveria entrar em vigor no prazo de até 2 anos. Pois bem, a cada ano, novamente vivemos a tensão de prorrogação por mais um ano.

Será que a Portaria No. 1.095 de 25 de outubro de 2019, que dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema nacional de ensino viverá essa “tradição”?

Leia mais »

Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics