Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Qualidade de ensino’

Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais… (Rubem Alves)

 O aprendizado desde trinta mil anos atrás, quando o homem precisou transmitir suas vivências para os mais jovens, sempre foi intermediado por uma tela. Escrita na areia da praia, na terra, na argila, na pedra ou na árvore. Até que entre os séculos XVII e XVIII os educadores lassalistas criaram o maior invento tecnológico escolar que persiste até hoje: o quadro negro. Era, ou ainda é, a maneira do professor ir além de sua fala, registrar o que é importante para os alunos copiarem. O ato de ensinar sempre foi baseado na lousa, no livro, na apostila, mais tarde nos slides e power point.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Maria Carmen TavaresMaria Carmen Tavares Christóvão
Mestre em Gestão da Inovação e Gestora Educacional
Consultora em Inovação Educacional da Revista Linha Direta
***

Nesse período em que se comemora o Dia do Professor, focalizamos nossa reflexão sobre os questionamentos referentes ao enfrentamento dos impasses da docência nos dias atuais.

Recentemente inaugurou-se a universidade 42 no Vale do Silício, em que os alunos aprendem através do ensino colaborativo e por projetos privilegiando o compartilhamento de informações entre os próprios discentes. Nesse modelo não existe, portanto, a figura do docente o que introduz no universo acadêmico novos elementos de discussão sobre o papel do professor.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Adilson Longen
Professor de Matemática do Curso Positivo
***

Neste último ano, iniciei uma reflexão a partir de minhas observações diárias em sala de aula, trabalhando com conteúdos de Matemática. Minhas análises estão relacionadas ao comportamento de alunos diante do processo de aprendizagem. Antes, porém, quero deixar claro que não podemos fazer generalizações por conta do caráter heterogêneo que encontramos sempre em sala de aula.

Cada aluno tem sua particularidade, sua história de vida e carrega uma bagagem de conhecimentos que, certamente, é diferente da de outros. Além disso, as chamadas relações humanas que são construídas em família, em grupos de amigos e mesmo dentro de uma sala de aula, embora não possam ser medidas, interferem nos hábitos e na maneira como cada um vê o ato de aprender. As observações a seguir são sobre alunos que estão prestes a fazer o exame para o ingresso nas universidades brasileiras.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 18112345...102030...Última »