Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Notícias’

Print Friendly, PDF & Email

Simon Schwartman
Sociólogo, membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes)
O Estado de S.Paulo, publicado em 12 de abril de 2019

***

As preocupações ideológicas que marcaram a gestão de Vélez Rodríguez e aparentemente continuarão na agenda do novo ministro nem de longe refletem as questões que o Ministério da Educação, com um orçamento de R$ 123 bilhões e 450 mil funcionários em 2018, precisa enfrentar. Além de administrar uma rede própria com mais de cem instituições e 1,3 milhão de estudantes, o ministério é responsável por autorizar, avaliar e cuidar do desempenho dos estudantes e de todas as instituições de ensino superior federais e privadas, desenvolver os parâmetros curriculares de todos cursos de todos os níveis, manter em dia as estatísticas educacionais, administrar o crédito educativo e uma longa lista de programas como Proinfância, Dinheiro Direto nas Escolas, Livro Didático, Brasil Profissionalizado, Transporte Escolar e tantos outros.

Temas associados a valores e costumes algumas vezes surgem em alguns exames ou currículos, são questionados e repercutem na imprensa. Existem também controvérsias importantes sobre métodos de ensino, usos de novas tecnologias e modelos de organização do sistema escolar. São discussões que têm seu lugar, mas não deveriam distrair-nos da questão fundamental: o Brasil está gastando bem os 6% do produto interno bruto (PIB) que destina à educação? As pessoas estão aprendendo a ler, escrever e contar como deveriam? Sabemos que não, o que leva a indagar: o Ministério da Educação, com seus atuais formato e estrutura, é o melhor instrumento para mudar a situação, bastando, para isso, encontrar um bom ministro e uma equipe certa? Ou será que é necessário repensar de maneira profunda e ousada o papel do ministério e buscar alternativas?

Leia mais »

Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***

O vale
da Vale
não vale
um vale
Da Vale
não mais vale
o aval
Lacrimosas.
Vale de lágrimas
de pranto
pranteado
na dor Leia mais »

Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Valmor BolanValmor Bolan
Doutor em Sociologia e especialista em Gestão Universitária

Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC
***

Há uma grande expectativa em relação ‘a apresentação do projeto de reforma da Previdência do Governo Bolsonaro. Há algumas propostas que foram apresentadas para estudos da equipe econômica, comandada pelo Ministro Paulo Guedes. Muitos defendem a ideia de que o governo deveria aproveitar o que já foi avançado na reforma da Previdência do Governo Temer para não ter que zerar tudo e começar de novo a tramitação no Congresso Nacional.

Entretanto, a reforma do Governo Temer não previa, por exemplo, o regime de capitalização, defendido por Paulo Guedes. Começar do zero, com o novo Congresso, seria retomar todo o debate, o que levaria mais tempo para a votação. No caso do Governo Temer, o escândalo da JBS, em maio de 2017, foi o fato político bombástico que inviabilizou que progredisse a tramitação da sua reforma da Previdência. Todos sabem da importância da reforma, mas a pergunta que se faz é: qual reforma?  Como ficarão os direitos sociais adquiridos e contemplados na Constituição de 1988? Há muitas interrogações. Espera-se que seja possível chegar a algum consenso.

Leia mais »

Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics