Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Economia’

Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

Uma das fortes tendências na Era da Inovação, chamada de Quarta Revolução Industrial, é a mudança nas relações de trabalho. A começar pelo significado da palavra trabalho, que deixa de ser um lugar onde se “dá expediente” para ser um resultado que se entrega. (Marcus Ronsoni, empresário e mentor de altos executivos)

Se formos pesquisar na Wikipedia quantas religiões existem, vamos contar mais do que cem[1]. Apesar da profunda diversidade entre elas, há no entendimento sobre a vida eterna um consenso total, como explica o Sociólogo Domenico De Masi em seu livro O ócio criativo, de que todas têm o paraíso e em nenhum deles o homem trabalha. Tenha o paraíso sido criado por Deus, tenha sido inventado pelos homens, se trabalho fosse abençoado, no paraíso todos trabalhariam.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Janguiê Diniz
Diretor presidente da ABMES
Reitor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional
***

O Brasil começou 2017 com mais de 61 milhões de pessoas inadimplentes. Esse é o maior número de endividados desde 2012 e a soma dos valores ultrapassa os R$270 bilhões. O percentual de famílias endividadas no país cresceu de 58% em agosto para 58,4% em setembro deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O desemprego e os altos juros são os principais fatores que explicam esse aumento no número de inadimplentes. Numa comparação com 2013, por exemplo, o percentual de brasileiros com nome sujo na praça cresceu 18%. A maior parte das dívidas dos brasileiros é com cartão de crédito (76,8%), seguido por carnês (15,4%), crédito pessoal (11%), financiamento de carro (10,1%) e financiamento de casa (8%). O tempo médio de atraso nos pagamentos chega a 63,1 dias.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas. (Alvin Toffler)

Há certa miopia em três pontas de um imaginário triângulo equilátero: a escola, o estudante e o mercado de trabalho, às vezes gerando colisões, outras, talvez mais raras, dando vez a realizações e satisfações.

Nas colisões, assemelha-se ao fenômeno das ondas do mar (mercado) batendo no rochedo (escola) e o mexilhão (aluno) sofrendo pelos impactos. E as instituições que preparam recursos humanos para o trabalho devem estar atentas ao que Thomas Friedman escreve em seu livro “Obrigado pelo Atraso”, de onde retiramos algumas questões para reflexão.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 4712345...102030...Última »