Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Economia’

Print Friendly, PDF & Email

Ronaldo Mota
Membro do Colegiado da Presidência da ABMES
Chanceler do Grupo Estácio
***

Certas efemérides ganham algum sentido quando estimulam reflexões, conectando o passado recente com o futuro próximo, à luz do que enxergamos no presente. Garantia de acerto ninguém pode dar quando fazemos prognósticos, mas estes melhoram muito quando as percepções são mais acuradas. Ainda que as hipóteses sejam múltiplas, tão variadas como aqueles que as formulam, é tentador pensar em bifurcações simplificadoras. Portanto, o número dois aqui é representativo dos ramos principais e alguns elementos essenciais, sem pretender ser completo ou contemplar os infinitos galhos e variantes deles decorrentes.

Do ponto de vista da economia, temos especiais oportunidades para aumentar de forma significativa nosso padrão de produtividade, caminhando em direção a um desenvolvimento econômico que seja sustentável do ponto de vista social e ambiental. Vivemos um acelerado processo de globalização, onde as transações internacionais são, em parte, resultantes do parâmetro produtividade média dos trabalhadores de cada país. Indicadores de produtividade mantêm estreitos vínculos com a capacidade de inovação e a qualidade da educação da população, entre outras variáveis. O Brasil no comércio global responde por somente insuficientes 1,2% das transações, ou seja, menos da metade de nossa participação percentual de população no planeta, evidenciando nossas fragilidades competitivas ao lado do efetivo potencial de crescimento. No ano passado, houve alta de 18% nas exportações, indicando que podemos escalar posições no ranking global, especialmente se ampliarmos acordos com espaços como União Europeia e Índia.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Sergio Marcus Nogueira Tavares
Consultor Associado da Humus
***
A crise econômica vivenciada nos últimos anos traz consequências diretas na gestão educacional, uma vez que atendemos um público atingido diretamente pela perda de poder aquisitivo, desemprego, endividamento, dentre outros. Com pais e alunos atentos a cada real comprometido nos gastos com educação, a instituição não pode simplesmente repassar aos seus preços o custo da atividade educacional. É necessário cuidar atentamente do orçamento de sua operação, ou seja, realizar receitas e gerir suas despesas, para garantir uma instituição de qualidade e sólida.

Nas organizações em geral há sempre espaço para otimizar processos e reduzir custos. Isto não é diferente no ambiente educacional. É necessário um olhar crítico sobre os processos, rever procedimentos, simplificar as rotinas. Este cuidado com a operação nos ajuda a identificar aquilo que se faz e não é mais necessário, podendo ser suprimido ou substituído por um procedimento simplificado e menos oneroso.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

Uma das fortes tendências na Era da Inovação, chamada de Quarta Revolução Industrial, é a mudança nas relações de trabalho. A começar pelo significado da palavra trabalho, que deixa de ser um lugar onde se “dá expediente” para ser um resultado que se entrega. (Marcus Ronsoni, empresário e mentor de altos executivos)

Se formos pesquisar na Wikipedia quantas religiões existem, vamos contar mais do que cem[1]. Apesar da profunda diversidade entre elas, há no entendimento sobre a vida eterna um consenso total, como explica o Sociólogo Domenico De Masi em seu livro O ócio criativo, de que todas têm o paraíso e em nenhum deles o homem trabalha. Tenha o paraíso sido criado por Deus, tenha sido inventado pelos homens, se trabalho fosse abençoado, no paraíso todos trabalhariam.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 4712345...102030...Última »