Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Novas tecnologias’

Print Friendly

wanda_camargoWanda Camargo
Educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil
***

Opinião, expressão, agressão, são rimas, mas estão longe de serem a mesma coisa. O direito de ter opiniões e expressá-las é tão básico que sequer precisaria ser definido na legislação, mas é importante que seja; agressão não é um direito, é uma contravenção ou crime tipificados claramente em Lei.

Vivemos um tempo de ofendidos, e aqueles conceitos parecem estar cada vez mais imbricados: alguém acredita em alguma coisa e expressa essa crença em redes sociais, e até aí está exercendo plenamente seu direito e liberdade, mas o passo seguinte pode ser atacar violentamente quem não concorda com sua opinião, ou dizê-la de modo ofensivo. Pode-se ser a favor ou contra as cotas sociais ou raciais –  opinião – pode-se manifestar esta opinião – expressão –; desacatar, xingar, ofender, desqualificar quem não pensa da mesma maneira é agressão, e isto é crime.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem.” (Millôr Fernandes) 

Já contei a história do pastor evangélico que enviava durante a semana pelo WhatsApp mensagens religiosas, culturais e educativas para mulheres de baixa renda e, no domingo, baseado nelas, dava aulas de aprimoramento profissional.

O WhatsApp, assim como outras redes sociais, é um grande meio de enriquecimento intelectual, mas, por outro lado, pode se transformar em um veículo de achincalhamento moral invencível. Porque todos nós recebemos, diariamente, enxurrada de comunicados de péssimo gosto e que, além de nos fazer perder tempo com sua leitura, nada acrescentam. Penso que vale a pena falarmos dessa mídia.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

A nossa desorientação afeta as esferas econômica, familiar, política, sexual, cultural. Se deixarmos de projetar nosso futuro, alguém o fará para nós, não em função dos nossos interesses, mas do seu proveito próprio. (Prof. Domenico De Masi) 

No meu último artigo publicado neste blog, abordei o intrincado mundo das redes sociais chegando à conclusão de que elas, ao mesmo tempo em que poderiam ser primorosos meios de cooperação para aperfeiçoamento científico, cultural e educacional, acabam se transformando em desperdício de vida com a troca de notícias falsas e vãs, tornando-se um raivoso e sangrento tribunal inquisitorial.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 13012345...102030...Última »