Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Gestão Educacional’

Print Friendly, PDF & Email

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“O espaço escolar será mais para uma questão humana de socialização, criar tarefas para equipes, mas não para adquirir conhecimento. Colocar laboratório de informática em escolas sem pensar no futuro é como jogar um balde de água doce no mar, o resultado será nulo.” (Pesquisador Vanderlei Martiniano, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Neurociência Aplicada – França)

Todas as atividades humanas, empresarias e socioambientais estão, cada vez mais, sendo pressionadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Em todas as áreas há mudanças que afetam a vida das pessoas e vão influir no seu modo de conviver, trabalhar e aprender.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Lioudmila Batourina
Consultora de parceria internacional da ABMES
lioudmila@abmes.org.br

***

Os países que hoje são líderes mundiais em educação superior já sabem que não são apenas as tendências locais que afetam a forma como operam suas instituições. Existem também inúmeros fatores externos que interferem diretamente no setor. Os especialistas listam algumas dessas “tendências globais” que devemos nos atentar. Confira quais são elas:

1 – Mudanças no mercado de trabalho e aumento da automação

Ao acabar com alguns empregos, a tecnologia exige que estudemos a vida inteira para competirmos com as máquinas. A informatização dos serviços gera mudanças drásticas e inevitáveis no mercado de trabalho e nas políticas educacionais. Isso exige mais preparação para trabalhar com máquinas e novas tecnologias. A verdade principal é que os trabalhos de baixa qualificação serão automatizados em breve.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Isaac Roitman
Professor emérito e coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro da UnB
Membro da Academia Brasileira de Ciências e do Movimento 2022 O Brasil que queremos
***

A sociedade contemporânea vive uma crise econômica e social pela exclusão de muitos da vida produtiva e uma crise de valores humanos, caracterizada por crescente individualismo, pela banalização da violência e degradação ambiental. Esse quadro tem tudo a ver com a educação. A análise do sistema educacional brasileiro aponta para graves deficiências. Entre elas, o analfabetismo total e funcional, avaliações nacionais e internacionais inadequadas, poucos avanços em  formação e valorização do professor, pedagogia ultrapassada, evasão e  violência.

Recentemente, foram aprovadas a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular. A educação brasileira não dará saltos com pequenas transformações. Todo o sistema educacional precisa ser novamente construído. O principal objetivo de uma educação de qualidade é a de preparar o futuro adulto para exercer um protagonismo social virtuoso, uma convivência harmônica com a natureza e ter um trabalho que lhe proporcione uma vida digna e feliz.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 18812345...102030...Última »