Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Gestão Educacional’

Print Friendly

Daniel Medeiros
Doutor em Educação Histórica pela UFPR
Professor de História no Curso Positivo, de Curitiba
***

Nos países de clima frio, em muitas residências, as pessoas entram e deixam suas pesadas roupas em um estreito corredor que dá acesso à sala. É o vestíbulo. Desde sempre é assim. Com o tempo, essa palavra tornou-se também o sinônimo de um processo de seleção e também um ritual de passagem entre o mundo da rua e o mundo do conhecimento acadêmico, a Universidade. Estamos falando do vestibular.

É, de fato, uma interessante apropriação do termo. Afinal, para os jovens, o ingresso na vida adulta é sempre uma mudança importante e os rituais dessa passagem servem para marcar a memória desse acontecimento. Principalmente porque não é fácil. O caminho é estreito.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Daniele Piazzi
Consultora da Hoper Educação
***

Assunto mais do que recorrente no segmento educacional, a gestão da permanência é um tema que ainda carrega consigo muita teoria e poucos contornos práticos. Em boa parte das instituições de ensino no Brasil, a gestão da permanência pode ser resumida em ações corretivas, ao invés de ações preditivas, que tentam conquistar a fidelidade dos alunos, colaboradores e demais stakeholders. Mas será que a fidelidade dos alunos deveria ser o que as instituições de ensino devem buscar?  Ou conquistar a lealdade do alunado e stakeholders seria mais efetivo? Aliás, existe diferença entre fidelidade e lealdade?

Apesar de fidelidade e lealdade serem palavras sinônimas, no marketing de relacionamento, seu conceito possui sentidos diferentes, tendo em comum apenas o fato de que ambas são estágios de construção em um plano de relacionamento.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly

Rafael Villas Bôas
Consultor Associado de Marketing na Hoper Educacional e Diretor de Planejamento na Agência Fess’Kobbi
***

“Se você tenta apenas se igualar à concorrência, não sobreviverá nesta nova era econômica. Você tem de tentar satisfazer o cliente, não a concorrência, E é você quem precisa mudar, não a concorrência”. Scherkenbach

Atuar na gestão de Instituições de Ensino é compactuar desafios com a concorrência.

Nesse ambiente de oposição feroz, os competidores compartilham as mesmas questões, e muitas vezes estão imersos em uma mesma crise.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 18312345...102030...Última »