Destaques
Facebook
Twitter

Arquivo da categoria ‘Gestão Educacional’

Print Friendly, PDF & Email

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da ABMES
***

“Sete de cada dez alunos do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática. Entre os estudantes desta etapa de ensino, menos de 4% têm conhecimento adequado nestas disciplinas” (G1)

No início do mês (4/9), o jornal O Estado de S.Paulo publicou matéria dos jornalistas Renata Cafardo, Victor Vieira e Luiz Fernando Toledo destacando que as escolas particulares de ensino básico não melhoraram seu desempenho segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC). A rede pública saiu-se melhor. Somente 23% das particulares atingiram as metas de qualidade enquanto entre as públicas o índice foi de 42%.

Em São Paulo, o ensino privado não teve o rendimento previsto tanto no fundamental como no médio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no dia 3 de setembro (Entenda o Ideb).

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Cibele Schuelter
Consultora da Hoper Educação
***

Existe uma nova Geração que chega à Universidade: em 10 anos, a Geração Z terá chegado inteira aos bancos universitários. Estes jovens, nascidos entre 1990 e 2010, não conheceram o mundo sem a internet. Resultado é que sua escrita e seus relacionamentos se dão mais na esfera digital que real, e de forma mais natural.

É uma geração cujo relacionamento se opera mais globalmente, e está conectada com questões ambientais, sustentabilidade, coletividade e responsabilidade social. Querem fazer o que amam. Não acham que um investimento de tempo e esforço se justifique por uma recompensa futura. O que não significa que não possuam grandes aspirações. Pelo contrário, a maioria tem ou planeja ter seu próprio negócio. E não quer passar anos planejando isso.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Paulo CardimPaulo Cardim
Reitor da Belas Artes e Presidente da Conaes
Blog da Reitoria, publicado em 27 de agosto de 2018
***

O IBGE, em suas pesquisas, deseja saber a quantidade de alfabetizados com uma pergunta simplória: “Você sabe ler e escrever o nome? ”. Se a resposta for sim, tudo certo. Sob esse viés temos cerca de doze milhões de analfabetos. Ainda é um índice vergonhoso para o Brasil, mas as autoridades entendem que esse índice está dentro de padrões aceitáveis.

E os analfabetos funcionais?  70% dos brasileiros com mais de 15 anos estão nessa classificação. Entende-se que o analfabeto funcional é incapaz de compreender textos e operações matemáticas simples ou a pessoa ter escolaridade inferior a quatro anos letivos.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 20012345...102030...Última »