Destaques
Facebook
Twitter
Comentários

Arquivo da categoria ‘Gestão Educacional’

Print Friendly, PDF & Email

Daniel Medeiros
Doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor do Curso Positivo, de Curitiba/PR
***

Um projeto de lei sugere que as Universidades Públicas não ofereçam mais cursos de Humanas – Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Artes e Artes Cênicas – afirmando que esses cursos são “baratos e facilmente realizáveis em universidades privadas, presencialmente e à distância”. Diz ainda que “Não é adequado usar dinheiro público e espaço direcionado a esses cursos, pois o país precisa de mais médicos e cientistas.”

Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política da USP, discorda. Para ele, quando da organização de um curso de Humanidades naquela instituição, afirmou:

Nem a universidade deve replicar o mercado, nem adianta escolher uma profissão pensando nos excelentes espaços de trabalho que ela proporcionará. Isso depende tanto de como cada um vai se inventar, no correr de sua vida. (…) O que a Universidade pode fazer é garantir uma formação de uma base sólida o bastante para que, em meios às mudanças, o aluno(a) saiba navegar. E conclui: Lições de moral não adiantam. Mas conhecimento, sim. É nele que devemos apostar.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Jussara Ramos
Consultora na Hoper Group
***

O eSocial – nova plataforma de prestação de informações do Ministério do Trabalho – que entrou em vigor em 2018 – unificou em um grande banco de dados digital as informações que as IES são obrigadas a prestar sobre suas relações de trabalho. Holerite online, tabela de salários, aviso de férias, cargas horárias, riscos ocupacionais de cada trabalhador são exemplos de informações enviadas para a base de dados do eSocial. Para quem administra uma IES, informar estes dados de maneira adequada e otimizar processos internos para gerar estas informações é promover uma economia inteligente e preparar a IES para um futuro sustentável.

Assim, a Hoper separou para você 6 curiosidades sobre o eSocial que devem estar no radar de todo gestor de IES. Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Print Friendly, PDF & Email

Rainer Marinho da Costa 
Consultor Educacional Ower RR consultoria  Educacional Legal vinculado a Faculdade Modelo Curitiba e a  Faculdade São Braz Curitiba
***

Todos os envolvidos no mercado educacional sabem da alta concentração do mercado e do avanço do EAD, a cada ano que passa.  Observa-se que a situação das micro e pequenas Instituições de Ensino Superior Particulares (IESPs), que são a maioria (61,2%), diante deste quadro, está cada vez mais grave, levando-as ao estrangulamento financeiro, ao endividamento e evasão de alunos.

Em sua maioria, estas instituições têm de 3 a 5 cursos com 300 a 500 alunos e tem gestão familiar. A primeira providência que muitas tomaram para tentar resolver o problema foi, logicamente, cortar os custos das atividades meios e buscar novas fontes de rendas com aberturas de novos cursos de graduação ou ofertas de pós-graduação. Sabe-se que o número ideal de alunos para uma IESP é 700, contudo, o problema está não na quantidade de alunos, mas como eles estão distribuídos nos seus cursos e séries.

Leia mais »

Compartilhe:
Avaliar
Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 19612345...102030...Última »