Destaques
Facebook
Twitter
Print Friendly

camila-16

Camilla Uchôa Veiga *
Gerente de RH & Empregabilidade da Kroton Educacional
***

Alguns recém-formados ainda enfrentam dificuldades para encontrar o tão buscado trabalho. Outros dizem ser extremamente qualificados para determinadas funções. Tais afirmações são suficientes para criar uma onda de dúvidas sobre o real valor de um diploma. E qual seria? A resposta é simples: mais do que você imagina. Em tempos difíceis, nos quais as crises econômica e política preocupam milhões de brasileiros e as vagas com carteira assinada atingem o pior índice dos últimos 12 anos, a importância da educação fica ainda mais evidente, especialmente se considerarmos que a dinâmica da geração de emprego vem se mostrando favorável aos profissionais que detêm uma formação superior.

Diversas iniciativas apontam a crescente preocupação das instituições de ensino brasileiras no auxílio aos estudantes na busca de empregos. A Kroton não é exceção. O foco da companhia é empregabilidade, com o propósito de qualificar e formar cidadãos que transformarão o mercado de trabalho. Um exemplo de projeto implantado é o Canal Conecta, uma plataforma web gratuita em que empresas postam vagas e alunos do grupo completam seus currículos. O sistema promove o match dos candidatos mais aderentes às vagas disponíveis.

A contribuição para a qualificação vai além, com constantes análises dos cursos demandados pelo mercado de trabalho e o acompanhamento dos egressos após a formação. De acordo com dados publicados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entre 2005 e 2014, enquanto o nível de emprego no país cresceu à média de 5,5% ao ano, as ocupações exclusivas de formação superior cresceram à média de 10,4%. Outro dado que reforça essa tendência é o preenchimento das vagas de trabalho: em 2007, 23% dos postos criados foram preenchidos por pessoas com ensino superior; em 2013 esse número passou para 40%.

Mas será que os cargos ocupados pelos profissionais dizem alguma coisa? O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apresentou que, em 2008, 54% dos diretores, 24% dos gerentes e 14% dos supervisores contratados tinham nível de formação mínima em graduação superior. Já em 2015, esses números passaram para 62% dos diretores, 37% dos gerentes e 19% dos supervisores, evidenciando o quanto é essencial a crescente formação educacional.

No quesito remuneração, identificamos o valor do investimento na carreira. Entre 2005 e 2014, enquanto o salário médio geral no mercado formal aumentou 109% – em termos nominais –, o salário médio em ocupações exclusivas de nível superior aumentou 132%. Em comparações internacionais, o prêmio salarial no Brasil desponta como um dos mais altos do mundo. Um estudo realizado em 2014 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com 34 países desenvolvidos e emergentes, colocou o Brasil no segundo lugar das nações com mais altos prêmios salariais por nível superior, ficando somente atrás do Chile.

Resultados de estudos internos da Kroton também revelam a tamanha metamorfose que o ensino superior proporciona na vida dos alunos das instituições que integram o grupo. É estatisticamente comprovado que, ao longo do curso ou após sua formação, os discentes desfrutam de aumento de salário, ascensão profissional e maior chance de elevados prêmios salariais, em todas as áreas do conhecimento. Uma pesquisa feita com mais de 11 mil alunos, cerca de 600 empresas, em 24 regiões e englobando cinco campos do conhecimento mostrou um incremento de 251% na renda dos estudantes com até quatro anos de formado, revelando um importante impacto na empregabilidade.

As vantagens de concluir os estudos no ensino superior são inúmeras: há mais chances de encontrar um emprego que traga realização pessoal, menor probabilidade de demissão, oportunidades melhores, estabilidade, destaques em processos seletivos, entre tantas outras. Essas tendências apresentadas a um profissional com graduação reforçam a real importância da obtenção de um diploma, que pode ser considerado como um passaporte para a efetivação do sonho profissional e o início da construção de uma carreira. A formação é o primeiro passo para o caminho do conhecimento e a concretização do sucesso no futuro.

 

  • Gerente de RH & Empregabilidade da Kroton, um dos maiores grupos educacionais do mundo, e será palestrante do GEduc 2016 durante o II Fórum de Empregabilidade e Empreendedorismo do Aluno. O evento será de 30 de março a 01 de abril, em São Paulo, SP. Saiba mais em www.humus.com.br/geduc.
Compartilhe:
Avaliar

16 Respostas para “O valor de um diploma de ensino superior”

  • Altemir Souza Da Silva says:

    Gostei muito desse texto,realmente é de extrema importância um nível superior,porque acompanhará em todas as áreas da vida!

     
  • Eder Carrilho says:

    o mercado de trabalho precisa de profissionais capacitados para o serviços mais completos, e por isso temos que nos capacitar para fazer o melhor para as pessoas que necessita e nos.

     
  • Rosilene Beling Bayer Pontin says:

    Estou cursando ciências contábeis ,é muito bom todos os aprendizados é um diferencial no teu curriculum e que você vai levar pro resto da sua vida,muito bom o texto.

     
  • MARCOS ALARCÃO says:

    Ter um diploma de ensino superior é muito importante, principalmente em nossos dias , com a globalização,com a concorrência,mudanças em vários setores da política e economia em todo o mundo.
    É um salto gigantesco para quem está iniciando nesta carreira de gestão.Possibilidades infinitas tanto no país ou no exterior. Posso atuar como profissional em varias áreas de mercado.
    Gosto muito dessa área e recomendo. muito obrigado. .valeu galera.

     
  • josé carlos silva de araújo says:

    legal achei que por sua vez uma formação de Nivel superior com certeza vai muito ajuda no sabe diferenciado,

     
  • Patrícia de Souza says:

    O Curso Superior amplia as oportunidades de realização pessoal e profissional.O Saber nunca ocupa espaço.

     
  • Ewton says:

    Isso me deixou com mais vontade ainda, de estudar

     
  • interessante muito bom ,é importante os estudos.

     
  • Sulamita says:

    De fato, um diploma de nível superior valoriza muito o profissional. É um diferencial a mais. Vale apena investir em educaçäo.

     
  • Sulamita says:

    De fato, um diploma de nível superior conta muito. É de extrema importância o aperfeiçoamento e o investimento em educação. Em tempos de crise uma graduação e especialização é um diferencial.

     
  • cleuza inacia de paiva says:

    achei muito importantes eeses comentarios das pessoas falando sobre , como e bom e importante estudar nessa vida

     
  • Everton pedro do carmo custodio says:

    O mercado tem vaga para quem tem formação, superior e capacitado; com um bom currículo não basta ,só se forma tem que ser, qualifica e continua enriquecedor o currículo é esta sempre esta atualizado ao mercado de trabalho e sua área sempre buscado, mas e mas o estudo e a qualificação.

     
  • É importante que no Brasil os prêmios salariais por nível superior tenha aumentado com isso as chances de encontrar um emprego que proporcione uma estabilidade e melhoras na vida destes profissionais, por isso o diploma se torna tão importante para o conhecimento e concretização do sucesso futuro.

     
  • José Carlos Silva de Araújos says:

    boa noite! É minha primeira vez no curso de gestão. Apesar de estar um pouco perdido, estou me readaptando aos poucos. Bem, até onde sei um conhecimento a mais é muito significante para as pessoas que queiram ter sucesso em sua carreira profissional no ramo do mercado de trabalho.

     
  • bruna says:

    hoje em dia o mercado de trabalho está muito concorrido , principalmente por causa da falta de emprego , e é nesta hora que quem se preparou estudou tem grande chance de ingressar no mercado de trabalho.

     
  • Cássio Augusto says:

    Achei muito interessante esse texto. A formação acadêmica é importantíssima para o crescimento profissional e pessoal também. Saliento que além de capacitação, o mercado e os empresários buscam profissionais que saibam fazer e que façam.

     

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics
Página 1 de 11