Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***

Quedei-me a perguntar o que significaria Verdades de um minuto, título da última obra póstuma de Anthony (Tony) de Mello, S.J. Diferente de verdades num minuto? Verdades que valem um minuto? Verdades em pílulas? O título original é One minute nonsense. Um minuto é um minuto, um minuto pode ser fatal, um minuto pode ser vazio como pode ser decisivo. Insignificante ou significante. Significativo ou “nonsense”. Um minuto numa competição é muito tempo. A morte cabe em menos de um minuto.

O livro consta de inúmeras perguntas feitas ao Mestre, o qual ensinava principalmente por meio de parábolas. Nessas narrativas, o Mestre pode ser um sábio taoísta, rabino judeu, monge cristão, um guru ecumênico. É Lao-tsé e Sócrates, Buda e Jesus, Zaratustra e Maomé… A resposta do Mestre, tida como sábia e quase sempre inesperada, mostra em geral o outro lado da medalha. Verso e reverso, direito e avesso, pró e contra, alto e baixo, rotulado ou não identificado, cara e coroa. Que não bate com a verdade convencional atribuída comumente a dizeres e fatos. São diálogos curtos e talvez resida aí o sentido de verdades de um minuto. Não são verdades acabadas. Sempre há controvérsias. Seria uma verdade por minuto? E uma verdade puxa outra. Você pode decidir deitar-se na cama, mas não pode decidir dormir bem. Contudo, a chave para uma vida boa é sempre o amor. Ninguém é dono da verdade. Comissão da verdade não pode ser. Pró-verdade, sim… Não culpado não quer dizer sempre inocente. Alguém pode ser considerado não culpado numa ação que lhe é movida e não ser inocente de tudo.

O egoísmo é a ferramenta mais eficaz para transformar a verdade em decepção. Qual o maior obstáculo à Verdade? A relutância em encarar os fatos, disse o Mestre. Desconstrução de conceitos arraigados. A arte encontra-se nos museus. A beleza encontra-se em toda parte, no ar, no mar, no chão, em todos os lugares, de graça, sem plaqueta de identificação.

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics