Vera Cabral
Diretora de Educação da Microsoft Brasil
***

Os professores estão na linha de frente da repentina transição para a aprendizagem remota. Em questão de semanas, educadores tiveram que rapidamente adaptar suas aulas, originalmente preparadas para engajar os alunos presencialmente, para formatos online.

Uma observação relevante e frequente que temos ouvido dos educadores é que, para serem capazes de migrar para modelos de aprendizagem remota rapidamente, eles precisam estar conectados com comunidades de práticas, de forma a poderem aprender uns com os outros, compartilhando experiências.

A partir disso, e baseados no feedback que temos colhido de nossas comunidades de educadores ao redor do mundo, nós, na Microsoft, identificamos cinco maneiras pelas quais o Microsoft Teams pode  de ajudá-lo a fazer o máximo neste período, bem como aprimorar suas aulas presencias na situação pós pandemia.

O Microsoft Teams é um hub para comunicação e colaboração digital, que está disponível gratuitamente para escolas e educadores.

  1. Conexão e colaboração: use os recursos embutidos no Microsoft Teams que permitem organizar encontros em sala de aula online de maneira efetiva, colaborar em lousas virtuais e compartilhar documentos. Com tarefas, conversas, arquivos, notas e vídeo chamadas reunidas, o Teams é um ótimo “tudo-em-um” para a sala de aula colaborativa em atividades síncronas e assíncronas. E, para além das atualizações que já estavam previstas, a realidade que vivemos acelerou os desenvolvimentos da ferramenta. Novos recursos e atualizações, baseados em sugestões que recebemos de educadores, vêm sendo lançados constantemente. A previsão de publicação desses novos recursos pode ser acessada em nosso roadmap.
  2. Inclusão: para garantir que todos os estudantes sejam incluídos, em especial no momento que vivemos, a adoção de ferramentas e tecnologias que promovam acessibilidade e proporcionem a aprendizagem inclusiva é fator extremamente crítico. Com recursos como o Leitor Imersivo, tradução de mensagens de texto e legendas ao vivo para reuniões e vídeos, o Teams é a plataforma que responde muito bem a esse requisito.
  3. Correção de exercícios, com feedback aos alunos: Sabemos que boas práticas educacionais incluem a qualidade dos feedbacks aos alunos. Na aprendizagem remota isso é ainda mais fundamental. O Teams conta com ferramentas que facilitam a implementação dessa boa prática. As Tarefas do Teams comportam rubricas de correção embutidas, de forma que, ao apresentar o resultado aos alunos, já o faz com os feedbacks associados às suas respostas. Utilizar esses recursos, além de conferir maior transparência para os alunos, facilita a tarefa do professor de prover feedbacks de qualidade individualmente. Isso contribui para que os alunos melhorem a qualidade dos seus trabalhos e aprendam. Para os professores, significa também um recurso consistente e transparente que muito contribui para o acompanhamento e avaliação da aprendizagem. Esse recurso tem se mostrado bastante popular, tanto entre professores quanto entre estudantes.
  4. Comunidades para estudantes e para a equipe: economizar tempo, manter a boa organização e colaborar de maneira eficiente durante a aprendizagem remota é imprescindível. Sendo o Teams um hub para a educação, uma parte crucial da experiência envolve os canais de equipes para funcionários e a Sala dos Professores, que agregam à experiência da Sala de Aula Virtual. Esse recurso fornece um espaço único para que professores e funcionários da escola comuniquem-se e colaborem entre si de maneira simples, especialmente durante este período de aprendizagem e trabalho remotos.
  5. Cadernos OneNote sincronizados no Teams: com o OneNote, os alunos e professores têm, dentro do Teams, uma ferramenta para uma ampla variedade de lições e atividades, além de anotações. O OneNote Class Notebooks tem uma área de trabalho pessoal para cada estudante, uma biblioteca de conteúdo para tarefas e um espaço de colaboração para lições e atividades criativas. Todo tipo de aplicativos interativos, aulas, textos, vídeos e outros podem ser inseridos e nas páginas do OneNote. Essas possibilidades proporcionam uma experiência integrada que contribui fortemente para a aprendizagem remota.

A educação remota é uma jornada de aprendizagem para todos nós. Somos gratos pela persistência e criatividade dos educadores neste difícil período que vivemos. Agradecemos por tudo que têm feito por nossos estudantes, priorizando a educação neste momento de pandemia.

Para descobrir mais recursos de apoio à transição para a aprendizagem remota, acesse este link.

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics