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Julio Cesar Castro FerreiraJúlio César de Castro Ferreira
Especialista em comunicação digital
www.produtoranebadon.com.br
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Engajamento é a palavra do momento que, apesar de não ser novidade, vem sendo muito utilizada nas ações publicitárias, especialmente as digitais. E essa palavra não está em evidência por uma mera coincidência, afinal, obter um bom engajamento com o seu público alvo é um dos pilares do sucesso para qualquer empreendimento, especialmente no atual mercado conectado e digital.

Conceitualmente, engajamento é a “boa e velha divulgação boca a boca”, que consiste em um “consumidor” indicar, deliberadamente, a sua marca para outra pessoa conhecida. Esta pessoa, por sua vez, tende a dar mais credibilidades para a indicação de alguém que tenha afinidade, do que para um ator em uma grande campanha publicitária. Ou seja, em se tratando de engajamento, o foco não é apenas conquistar determinados clientes, mas sim fazer deles verdadeiros “vendedores” da sua marca, criando um saudável relacionamento institucional, além da formação de uma comunidade em volta do seu negócio. Isso é engajamento.

Porém, como já citado, o engajamento da sua marca só pode acontecer de maneira espontânea por parte do público. Então a pergunta que surge é:

Como gerar no meu público experiências positivas e confiança suficiente na minha marca para que ele espontaneamente queira se relacionar com a minha instituição e indicá-la para outras pessoas?

Um bom engajamento só pode acontecer à partir de uma experiência emocional com a sua marca, e as grandes empresas fazem isso com muita frequência em campanhas que tem mais foco em emocionar o público do que em vender algum produto específico. Dependendo do produto, do segmento e do público, isso pode acontecer naturalmente, sem nenhum planejamento, o que não é tão raro. Porém, para a grande maioria dos casos, as condições para que essa experiência emocional aconteça e para que o engajamento seja possível, devem ser planejadas e criadas.

Para se obter bons resultados nesses objetivos são necessárias ações tanto dentro como fora da internet, porém, no atual mercado em que o “consumidor” utiliza a internet para pesquisar tudo o que é de seu interesse, é fundamental contar com uma boa comunicação digital, que pode gerar excelentes resultados com engajamento. Ou seja, para muitos “consumidores” o primeiro contato com a sua marca será pela internet, e a segunda pergunta que deve surgir é:

Minha marca está preparada para impressionar esse “consumidor” no seu primeiro contato via internet?

Visando facilitar uma avaliação se as ações da sua marca na internet tem potencial de engajar o seu público, seguem abaixo alguns pontos fundamentais:

– Criação de uma identidade visual alinhada com a imagem que a marca deseja passar para o seu público alvo

A definição do design aplicado nos maiores projetos de internet normalmente acontece baseada em muita pesquisa, para que tenha o máximo de eficiência junto ao público que se propõe atingir. No atual mundo sem fronteiras na comunicação, não é mais possível querer aplicar um design à partir do próprio gosto pessoal, pois o esforço para chegar a uma identidade visual que seja mais aceita pelo seu público é um dos pilares do sucesso de qualquer marca.

A internet é um excelente instrumento para a realização de pesquisas. Conheça o seu público e alinhe-se com ele.

– Site otimizado para indexação de buscadores (Google)

O site e os materiais WEB da sua marca precisam ser bem indexados pelos sites de busca, em especial o Google. Ou seja, quando o seu público alvo realizar uma busca sobre o produto específico que você oferece, a sua marca tem que aparecer entre os primeiros resultados.

Para que isso aconteça é necessário tornar o seu site e afins mais visíveis e relevantes para os buscadores, o que depende de uma técnica chamada SEO (Search Engine Optimization), capaz de atingir com eficiência este objetivo.

Por incrível que pareça, grande parte dos sites que estão publicados atualmente na grande rede não utilizam técnicas de SEO e perdem grande visibilidade junto ao público.

– Promova constantes interações com o seu público (Campanhas e promoções)

Realize ações frequentes que fomentem a interação do seu público com a sua marca, induzindo ao aprofundamento do relacionamento institucional. Essas ações podem variar desde pequenas enquetes visando saber a opinião do público, a grandes promoções sorteando objetos de desejo. Ações que promovam a interação não requer grandes investimentos e o retorno sempre é fantástico.

– Abra canais de comunicação

Este tópico está intimamente ligado ao tópico acima, pois de nada adiantará implementar uma ação perfeita para promover a interação com o seu público se não existem canais de comunicação adequados para atender este mesmo público. E como consultor desta área, o que mais vejo é um grande despreparo por parte da maioria das empresas/instituições de se adequar aos meios de comunicação digital. Ou o site não deixa claro os canais de comunicação disponíveis, ou esses canais não são adequados para o que se propõem, ou o consumidor simplesmente não é respondido em suas interações.  Isso acontece tanto nos site oficiais como nas redes sociais.

Neste paradigma digital que estamos vivendo, qualquer marca precisa utilizar amplamente os canais de comunicação disponíveis na WEB, se deseja realmente promover um eficiente engajamento com o seu público.

– Presença digital. Esteja nas principais redes sociais

Me lembro que nos primeiros anos pós a virada do milênio muitas empresas (até as grandes) quiseram ignorar a internet. Porém com o passar do tempo tiveram que se render a esse irreversível novo elemento no mercado global. E vejo isso acontecer também com ações que envolvem redes sociais e campanhas publicitárias que utilizam a comunicação digital.

Atualmente a melhor maneira de estabelecer uma constante “presença digital” é a utilização correta das redes sociais, que também está intimamente ligada aos tópicos citados acima, pois através das redes sociais é possível a aplicação de campanhas e o estabelecimento de canais de comunicação com o seu público.

– Produza conteúdos frequentemente

A produção periódica de conteúdos é uma excelente maneira de fidelizar a audiência do seu público e com isso promover mais engajamento com a sua marca. Neste caso, estamos falando de uma eficiente vertente do marketing digital, conhecida como content marketing (marketing de conteúdo – leia o artigo de minha autoria sobre este tema).

Textos e vídeos podem ser explorados no sentido de levar para o seu público informações e conteúdos relacionados a sua marca, como por exemplo: notícias, editoriais, enquetes, informativos, guias, games e etc.

Esse tipo de ação envolvendo conteúdos tem um forte apelo emocional e grande potencial para gerar laços duradouros com a sua marca.

Conclusão:

A aplicação adequada desses pontos fundamentais que citei trazem resultados incríveis no engajamento do seu público, que podem ser mensurados por intermédio de relatórios específicos. Aliás, todas as ações relacionadas a marketing digital são perfeitamente mensuráveis com precisão e os resultados medidos em tempo real.

Caso a sua marca não esteja atualmente aplicando os pontos fundamentais descritos neste artigo, a minha sugestão é que busque rapidamente acompanhar toda essa revolução no relacionamento “cliente/marca” que estamos vivenciando. Pois, as tendências apontam para um mercado cada vez mais focado no que o consumidor deseja, e para que uma marca conheça a fundo o seu próprio público alvo o engajamento é fundamental.

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