Andre TellesAndré Telles
Publicitário, professor, escritor e especialista nos temas Inovação, Marketing e Empreendedorismo de Impacto
***

Antes:

A qualidade da comunicação está intimamente ligada ao entendimento das referências corretas, mas referências de quem? O entendimento das referências do receptor da mensagem para que se entregue mensagens com pertencimento e sem ruídos.

Então, todos os envolvidos num processo de comunicação devem possuir referências multiculturais e amplas. Isso faz toda a diferença! Boas referências são a matéria-prima para insights. Pesquisas, análises do comportamento do consumidor, métricas bem formuladas e processos de análise de tendências (cool hunting) são alguns dos métodos para se entender as referências do receptor das mensagens de comunicação.

Com as referências corretas, é possível obter uma melhor avaliação da seleção das mídias, sejam elas eletrônicas, impressas ou digitais. E aí, verificar se é o Facebook, Instagram, Pinterest ou Twitter a mídia social correta. Esta determinação da mídia correta, no caso de mídias sociais, acontece no planejamento estratégico digital.

Depois:

Criei minha fanpage. E agora?

O canal social é um meio de relacionamento. Então, como gerar conhecimento de marca (awareness), interesse, desejo e call to action em um canal social? Primeiramente, é necessário entender que mídias sociais são menos mídia e mais social.

Mídias Sociais têm relação direta com o chamado marketing de conteúdo, o qual tem relação com pesquisa, criação e compartilhamento de conteúdos, objetivando atrair, adquirir e engajar atuais ou potenciais clientes nas diferentes plataformas sociais em que marca possui presença digital.

10 dicas de melhores práticas de marketing de conteúdo:  

1-    O conteúdo nas mídias sociais não pode dar a impressão que é uma reprodução de uma peça de mídia impressa;

2-    Categorize por territórios onde a marca possa explorar e gerar assunto e criação de um plano editorial;

3-    Crie “personas de marca” e “personas de público”;

4-    Conteúdo inusitado é essencial! Fuja do clichê do seu segmento de mercado;

5-    Utilidade. Publique um conteúdo útil para o público. Foco em contexto e conversações;

6-    Entenda o Real Time Marketing;

7-    Produza conteúdos honestos e transparentes;

8-    Eventualmente, utilize conteúdos com humor e oportunidade;

9-    Use linguagem pró-ativa, em tom de conversa;

10-A periodicidade deve ser adequada ao tipo de público e segmento de atuação da empresa.

 

Por fim, o “Marketing de Conteúdo” objetiva criar uma voz única, na qual as mensagens sejam distribuídas e alcançadas por pessoas interessadas em um determinado assunto e que se possa construir uma comunidade em torno deste tema. O engajamento e os defensores da marca serão apenas consequência do trabalho.

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics