Destaques
Patrocínio
Facebook

Vera Cabral
Diretora de Educação da Microsoft Brasil
***

Enquanto todo o mundo toma medidas para conter o avanço do COVID-19, instituições de ensino estão fechando salas de aula e movendo suas atividades para a esfera remota. Mas ensinar e aprender de casa é uma mudança drástica para boa parte dos estudantes e educadores. Como garantir que professores e alunos estejam engajados e progredindo?

Na Microsoft, considerando nossa prioridade com a saúde e a segurança de funcionários, clientes, parceiros e comunidades, nosso objetivo é facilitar a transição para o modelo a distância que se impõe. A disponibilização do Microsoft Teams, para o maior número possível de instituições e pessoas, concretiza, em boa parte, esse objetivo.

Além de funcionar como ferramenta para o trabalho remoto, sua versão educacional cria a possibilidade de que os professores trabalhem com seus alunos de uma forma bem mais próxima ao que fazem em seus cursos presenciais. Diferente de um LMS, que tradicionalmente suporta a educação a distância, o trabalho via Teams não exige mudança essencial na linguagem e recursos adotados pelos professores. Permite que ele trabalhe com a classe, que tenha aulas presencias, que podem também ser gravadas e assistidas, pelos componentes daquela classe, de forma assíncrona.

Todas as conversas e chats entre professores e alunos e eventualmente entre grupos de alunos ficam registrados. O professor pode passar tarefas, que podem ser desenvolvidas individualmente e/ou de forma colaborativa entre os alunos (e também com o professor, se for o caso).  De dentro da própria plataforma, outros recursos podem ser acessados, sejam eles do Office ou não. Tudo fica registrado na plataforma e ela passa a ser o hub de todo o trabalho da classe.

A ferramenta está disponível gratuitamente para instituições de ensino por meio da oferta do Office 365 A1 (saiba mais em: aka.ms/comeceagora). E, por integrá-lo, o Teams conta com todos os recursos de segurança e conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados, nativos à plataforma.

Desde o início da epidemia do novo coronavírus, nossos clientes ao redor do mundo têm demonstrado maneiras incríveis de utilizar essas tecnologias para manter seus estudantes engajados nesse novo cenário. Para apoiá-los, disponibilizamos um conjunto de materiais para suportar educadores no aprendizado remoto. Professores, funcionários e estudantes são exemplos de uma resiliência extraordinária nessa transição para a educação remota, assim como as famílias que os suportam.

Com os alunos estudando em casa, seus pais estão buscando novas formas de manter seus filhos motivados. Nós fizemos uma curadoria de atividades gratuitas para crianças de 3 a 12 anos, disponível no Family Center do Microsoft Education Center.

Neste momento, mais do que nunca, é crucial que nos mantenhamos seguros e cuidemos uns dos outros. Garantir o acesso à educação de qualidade em meio à instabilidade é crucial nesse sentido. Para conhecer mais sobre o Microsoft Teams e sua utilização na educação, acesse: https://news.microsoft.com/pt-br/aprendizado-remoto-colaborativo-e-seguro-com-microsoft-teams/

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics