Destaques
Patrocínio
Facebook
Twitter
Print Friendly, PDF & Email

Daniel Maia
Business Development Manager para Setor Público e Educação na Microsoft Brasil
***

Se não muito tempo atrás Inteligência Artificial (IA) era coisa de ficção científica, hoje ela já é uma realidade, embutida em boa parte das tecnologias que utilizamos cotidianamente. Muitos trabalhadores estão começando a observar os benefícios da IA no trabalho, especialmente quando se trata de automatizar tarefas mais comuns.

A IA é tecnologia avançada que está presente em coisas simples. Por exemplo, uma ferramenta do Excel possibilita que os usuários convertam uma imagem de uma tabela de dados em um arquivo do Excel que pode ser editado, analisado e compartilhado, economizando potencialmente horas de trabalho de inserção manual de dados. Esse é um dos vários exemplos de como a IA está trabalhando cada vez mais nos bastidores para ajudar as pessoas a realizarem certas partes de seus trabalhos melhor e mais rapidamente, proporcionando tempo para trabalhos de maior valor.

Assim, a implementação de IA está revolucionando as operações de todos os segmentos do mercado e, por conseguinte, a nossa relação com o trabalho e o emprego. Tal como a descoberta da eletricidade ou o desenvolvimento do motor a vapor, ela terá a força necessária para mudar fundamentalmente a vida das pessoas, transformando indústrias e a sociedade.

Essas mudanças no mercado de trabalho são semelhantes às mudanças que vivenciamos em outros grandes avanços tecnológicos, como a invenção do telefone ou do automóvel. E, assim como essas alterações, esperamos que esta mudança exija novas maneiras de pensar sobre habilidades e treinamento para garantir que os trabalhadores estejam preparados para o futuro e que haja talento disponível suficiente para trabalhos críticos.

Foi apostando que a IA será a grande tecnologia da nossa era que a Microsoft lançou no Brasil sua AcademIA, um programa voltado à capacitação gratuita em inteligência artificial para estudantes e profissionais já inseridos no mercado de trabalho. A ABMES juntou-se a essa iniciativa para unir esforços direcionados à qualificação profissional, com o objetivo do desenvolvimento da mão de obra brasileira para as vagas e profissões demandadas pelo mercado em rápida evolução tecnológica.

Para saber mais, acesse www.microsoft.com/pt-br/academia

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics