Rubenvaldo Costa e Rachel Milech
O Globo/Opinião, publicado em 23 de março de 2011
***

Estamos acompanhando o quanto tem se falado sobre o conflito entre as gerações x e y, assim como a busca pelo modelo de gestão mais eficiente em atrair e reter os talentos jovens. Diversos estudos exploram as diferenças entre as gerações. Mas conceitos não mudam de geração em geração? Por exemplo, o desenvolvimento de determinadas competências, embora algumas sejam valorizadas há 20 anos, não é o mesmo considerado fundamental nos dias de hoje.

Dentre os componentes que definem uma competência – conhecimentos, habilidades e atitudes – o último deles aumentou seu peso em relação aos demais. É claro que hoje tudo evolui em uma velocidade muito maior, o que exige a adaptação e aprendizado em prazos mais curtos. Mas isso não é suficiente para líderes interessados em manter as pessoas motivadas. O desenvolvimento e a prática de atitudes como o diálogo, a valorização, compreensão e consideração das necessidades e expectativas do outro, são fundamentais quando se trata da geração Y.

O reconhecimento de que é possível aprender reciprocamente, através da troca entre X e Y, é uma estratégia que tem se mostrado eficaz. A troca ocorre de forma intencional e voluntária, o que faz o encontro ser construtivo e não conflitivo. Ambos aprendem através do olhar do outro, e refletem sobre suas experiências, competências e visões de futuro.

Apostamos na premissa de que a vontade de aprender e evoluir é inerente ao ser humano, seja qual for sua geração. O que mudou é o conceito de evolução e os caminhos até esse resultado, que cada vez mais leva em conta o aprendizado pela interação eficaz entre as gerações. O primeiro passo para isso acontecer é entender que ambos tem algo a ofertar para o outro. A história e vivência de cada um é capaz de enriquecer experiências, assim como inspirar a busca individual.

*Rubenvaldo Costa é Diretor da Unidade DBM no Rio e Rachel Milech é consultora da DBM

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics