Destaques
Facebook
Twitter
Print Friendly, PDF & Email

Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***

Mundo da arte, mundo em arte, mundo visto pela arte, mundo visto com arte, mundo visto através da arte, mundo visto de cima, mundo das entranhas, mundo interior…

O certo é que o mundo da arte transcende este mundo, o mundo comum em que vivemos. O olhar do artista nos faz ir além, desde que tenhamos sensibilidade. Não importa que o artista seja ator, pintor, músico, dançarino, cantor, compositor, arquiteto, escultor, artesão, poeta, paisagista, ou fotógrafo a captar o brilho do sol. O mundo feminino da arte, então… Arte é palavra feminina.

O olhar humano, ou melhor, o olhar que é humano transcende o nível de sobrevivência, na base do pão, para amealhar e repartir o pão da cultura. Cultura com que se molda o culto de cultura. o culto da cultura que sublima. Cultura que alimenta a alma a par do cultivo que sustenta o corpo. Ou que lhe serve de sobremesa, sobremesa da vida.

“Sair do sério” significa descontrair, relaxar; rir, folgar, divertir-se. Enfim, sair da rotina. Por analogia, o mundo da arte nos desprende da rotina ou, melhor até, nos ajuda a fazer da rotina uma arte. A dançar conforme a música, no bom sentido. Toda manifestação artística pinça um viés do milagre da vida e da natureza. Mesmo num Dies Irae ou, quando celebra a morte, como num Réquiem de Mozart. Uma música de fundo inebria o ambiente sem nos darmos conta. Uma pintura descansa a nossa vista cansada de problemas. Um pátio decorado, um teatro, ou espaços bem distribuídos. Funcionalidade e estética podem andar de mãos dadas, e é bom que assim seja. Aliás, educação artística tem tudo a ver com as outras formas de educação: moral, cívica, ecológica, física, política, social.

Pelo nome próprio de Mecenas, ministro de Augusto, protetor de artistas e homens de letras, patrocinador generoso, designa-se hoje o protetor das letras, ciências e artes, ou dos artistas e sábios. Muita gente não vê sentido nisso, mas que tem sentido, lá isso tem…

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics