Print Friendly, PDF & Email

Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***

Onde tudo começa. Diz Mia Couto “que é verdade: não somos nós que estamos a andar. É a estrada”. “The grand adventure is about to begin…” A vida é feita de degraus alcançados e de graus conquistados. Princípio do Evangelho de São João: No princípio era o Verbo. Sem dúvida, no princípio do Novo Testamento, uma menção ao princípio ao Livro do Gênesis: No princípio criou Deus os céus e a terra. “Fiat lux!” E a luz, de que depende a vida na terra, foi feita.

Para caminhar, dar o primeiro passo é preciso. Para nascer, semear é preciso. Mesmo o que é nativo. Segundo o princípio “ex nihilo nihil fit”, do nada nada se faz, em latim. Nada surge do nada. A frase é atribuída ao filósofo grego Parmênides. Opõe-se à teoria da geração espontânea ou abiogênese [a+bi(o)+gênese}, suposta formação de organismo vivo com base em matéria não viva.

Todo conhecimento novo, no seu processamento, supõe algum requisito, um bê-á-bá de noções preliminares naquele assunto. A própria figura do insight de compreensão aparentemente repentina, em geral intuitiva, pode provir de uma maturação lenta. O heureka de Arquimedes de Siracusa, achei, encontrei, primeira pessoa do pretérito perfeito do indicativo, provavelmente foi fruto de sua busca de solução para o problema. Heurística, literalmente, é arte de encontrar.

De fato, consta que, quando o pesquisador Arquimedes entrou numa banheira com água, observou que o nível da água subiu quando ele entrava. O problema, apresentado pelo rei Hierão, consistia em saber o volume de ouro em sua coroa. Conclusão: para medir o volume da coroa bastava mergulhar a coroa e calcular o volume de água deslocado. Dizem que Arquimedes saiu correndo, nu, pelas ruas e gritando: Descobri! Tal a sua euforia.

Quanto à intuição, se eu disser que a mulher é, por natureza, intuitiva, eu estou citando a fonte: sua natureza. Da mesma forma quando se fala em dom, talento, nível de inteligência. Uns mais, outros menos.

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics