Sólon Caldas
Diretor executivo da ABMES
***

Todas as organizações são construídas a partir da somatória do esforço, do compromisso e da dedicação das pessoas que delas fazem parte e com a ABMES não é diferente. Em quase quatro décadas de história em prol do fomento, fortalecimento e desenvolvimento da educação superior brasileira, a Associação tem sido palco do protagonismo de dezenas de colaboradores, alguns deles praticamente desde o início desta história.

Pessoas que acreditam nos mesmos propósitos dos pioneiros e aceitam os mais diversos desafios para colaborar ativamente com as instituições mantenedoras e mantidas associadas. Cada um dos profissionais tem papel fundamental na construção sólida de respeitabilidade e relevância que a ABMES tem hoje: reconhecida como a principal e maior representante do ensino superior privado no Brasil.

É a partir do capital humano e toda sua diversidade de habilidades e competências que, ano após ano, a Associação tem feito propostas de políticas públicas, participado de diálogos relevantes com a sociedade, parlamentares, governantes e gestores de órgãos governamentais, cumprindo com obstinação um dos principais objetivos institucionais de subsidiar a evolução da educação superior brasileira. De igual maneira, é como surgem todas as ideias e se concretizam os numerosos projetos de engajamento, pesquisa, orientação e capacitação de toda a comunidade acadêmica e, em particular suporte, dos nossos associados.

O isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, expôs ainda mais o valor do trabalho desenvolvido pela equipe que move as engrenagens da ABMES. As mãos permaneceram dadas, ainda que cada um de sua casa, na reformulação das estratégias e do planejamento. O trabalho remoto nos fez experimentar o contato mais próximo com a criatividade e a audácia de cada profissional em encontrar soluções para demandas novas e instigantes.

O uso da tecnologia e de seus recursos foram ainda mais essenciais nos últimos meses. Entretanto, foram as habilidades intrinsicamente humanas que geraram o diferencial altamente produtivo: autogestão, liderança, compromisso, empreendedorismo, proatividade… aptidões que nenhum computador altamente evoluído pode substituir.

Os resultados estão sendo percebidos por meio do envolvimento de todos nos eventos promovidos, na conquista de novos associados e na sólida presença perante a sociedade, além de ativa atuação junto à imprensa. Conquistas que norteiam a concepção e edificação dos próximos capítulos da ABMES.

O presente é desafiador todos os dias. Não faltam incertezas e mudanças para alimentar a importância da adaptabilidade ao momento atual e futuro. Estou certo de que temos um time envolvido e preparado para dar conta de toda essa complexidade.  

Avaliar

Uma resposta para “O maior capital da ABMES”

  • SImone Silva says:

    Sou grata por fazer parte dessa família e contribuir com a Educação e com todas as mantenedoras de ensino superior particular do Brasil. Juntos somos mais fortes.

    Obrigada pela oportunidade!

     

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics