Print Friendly, PDF & Email

Celso Niskier
Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca
***

De origem grega, a palavra “ciclo” (kýklos) remete a fenômenos que se renovam de forma constante. Quando chegamos ao final do ano, mesmo que o trabalho seja contínuo, que o planejamento do próximo ano se confunda com a conclusão do ano que se finda, temos a sensação de que algo novo surge. Revigoramos nosso espírito e ganhamos vitalidade para seguir em frente e ir além.

A preparação da ABMES para os desafios do futuro, com a inserção de novas ferramentas tecnológicas, com linguagem e formatos atraentes, dinâmicos e modernos, nos norteou em todas as ações e projetos que desenvolvemos ao longo de 2019. Estamos em busca da ABMES 4.0, ou seja, uma entidade ainda mais conectada e preparada para seus próximos 40 anos.

Para isso, estamos focados nos cinco I’s: Influência; Informação; Internacionalização; Inovação e Integração.

No campo da Influência, temos atuado fortemente no âmbito do Congresso Nacional, com a participação em audiências públicas e seminários, abordando as principais pautas de interesse dos nossos associados. Também fizemos visitas a parlamentares e representantes de diversos setores do Governo Federal, afim de debater os projetos e propostas relacionadas ao setor de educação superior brasileiro.

Na questão da Informação, realizamos, ao longo do ano, nove seminários, reunindo educadores, gestores e especialistas de todo o Brasil para debater temas atuais e importantes para o setor, como Educação a Distância, internacionalização, tecnologia, Lei Geral de Proteção de Dados, captação, entre outros assuntos. Realizamos ainda o primeiro curso livre ofertado no Brasil com uso de metodologias ativas online e aplicação do conceito de sala de aula invertida. Um marco na história da Associação! A ABMES Editora também merece destaque especial. Neste ano, lançamos seis importantes publicações.

Na Internacionalização, a terceira delegação da ABMES fez história ao viajar para o outro lado do mundo, em busca de parcerias com as melhores instituições de educação superior da China, o mais importante parceiro comercial do Brasil. Na ocasião, firmamos acordos importantes e parcerias estratégicas, que criam oportunidades para intercâmbio cultural e acadêmico entre as instituições brasileiras e chinesas.

A Inovação norteou nossas ações ao longo de 2019 e no planejamento para 2020. Com a Microsoft, nos tornamos parceiros do projeto AcademIA, voltado à capacitação gratuita em Inteligência Artificial para estudantes e profissionais já inseridos no mercado, e começamos a estruturar um laboratório de inovação e criatividade em nossa sede, que será inaugurado em breve.

Outra grande novidade que lançamos neste ano foi o aplicativo da ABMES. Com apenas um clique, é possível acessar as principais informações sobre a educação superior particular e os serviços e produtos produzidos por nós, disponíveis de forma ágil e na palma da mão. Tudo isso visando a informação e a transformação digital, itens essenciais para garantir a competitividade e a sustentabilidade das IES hoje e no futuro.

Por fim, no campo da Integração, atuamos na implementação de processos de humanização na ABMES.  Um dos exemplos é que a equipe administrativa tem sido estimulada a assinar artigos sobre suas respectivas áreas de atuação, que periodicamente são publicados no blog da instituição. Os colaboradores incorporaram ainda na rotina de trabalho a prática diária de meditação, medida que possui impacto laboral positivo comprovado, além da melhoria do ambiente corporativo.

Sem dúvida alguma, foi um ano de muito trabalho, de muitas realizações e desafios. Fechamos mais um ciclo com louvor. Em 2020, não só daremos continuidade a esses projetos, como também atuaremos para alcançar novas metas que fortaleçam ainda mais o setor particular de educação superior Brasileiro. Os planos para o próximo ano já estão a todo vapor, mas vamos nos valer da renovação que este período nos traz para iniciarmos o novo ciclo com mais um “i”, o da Inspiração.

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics