Destaques
Facebook
Twitter
Print Friendly, PDF & Email

camila-16

Camilla Uch√īa Veiga *
Gerente de RH & Empregabilidade da Kroton Educacional
***

Alguns rec√©m-formados ainda enfrentam dificuldades para encontrar o t√£o buscado trabalho. Outros dizem ser extremamente qualificados para determinadas fun√ß√Ķes. Tais afirma√ß√Ķes s√£o suficientes para criar uma onda de d√ļvidas sobre o real valor de um diploma. E qual seria? A resposta √© simples: mais do que voc√™ imagina. Em tempos dif√≠ceis, nos quais as crises econ√īmica e pol√≠tica preocupam milh√Ķes de brasileiros e as vagas com carteira assinada atingem o pior √≠ndice dos √ļltimos 12 anos, a import√Ęncia da educa√ß√£o fica ainda mais evidente, especialmente se considerarmos que a din√Ęmica da gera√ß√£o de emprego vem se mostrando favor√°vel aos profissionais que det√™m uma forma√ß√£o superior.

Diversas iniciativas apontam a crescente preocupa√ß√£o das institui√ß√Ķes de ensino brasileiras no aux√≠lio aos estudantes na busca de empregos. A Kroton n√£o √© exce√ß√£o. O foco da companhia √© empregabilidade, com o prop√≥sito de qualificar e formar cidad√£os que transformar√£o o mercado de trabalho. Um exemplo de projeto implantado √© o Canal Conecta, uma plataforma web gratuita em que empresas postam vagas e alunos do grupo completam seus curr√≠culos. O sistema promove o match dos candidatos mais aderentes √†s vagas dispon√≠veis.

A contribui√ß√£o para a qualifica√ß√£o vai al√©m, com constantes an√°lises dos cursos demandados pelo mercado de trabalho e o acompanhamento dos egressos ap√≥s a forma√ß√£o. De acordo com dados publicados pelo Minist√©rio do Trabalho e Emprego, da Rela√ß√£o Anual de Informa√ß√Ķes Sociais (RAIS), entre 2005 e 2014, enquanto o n√≠vel de emprego no pa√≠s cresceu √† m√©dia de 5,5% ao ano, as ocupa√ß√Ķes exclusivas de forma√ß√£o superior cresceram √† m√©dia de 10,4%. Outro dado que refor√ßa essa tend√™ncia √© o preenchimento das vagas de trabalho: em 2007, 23% dos postos criados foram preenchidos por pessoas com ensino superior; em 2013 esse n√ļmero passou para 40%.

Mas ser√° que os cargos ocupados pelos profissionais dizem alguma coisa? O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apresentou que, em 2008, 54% dos diretores, 24% dos gerentes e 14% dos supervisores contratados tinham n√≠vel de forma√ß√£o m√≠nima em gradua√ß√£o superior. J√° em 2015, esses n√ļmeros passaram para 62% dos diretores, 37% dos gerentes e 19% dos supervisores, evidenciando o quanto √© essencial a crescente forma√ß√£o educacional.

No quesito remunera√ß√£o, identificamos o valor do investimento na carreira. Entre 2005 e 2014, enquanto o sal√°rio m√©dio geral no mercado formal aumentou 109% ‚Äď em termos nominais ‚Äď, o sal√°rio m√©dio em ocupa√ß√Ķes exclusivas de n√≠vel superior aumentou 132%. Em compara√ß√Ķes internacionais, o pr√™mio salarial no Brasil desponta como um dos mais altos do mundo. Um estudo realizado em 2014 pela Organiza√ß√£o para a Coopera√ß√£o e Desenvolvimento Econ√īmico (OCDE), com 34 pa√≠ses desenvolvidos e emergentes, colocou o Brasil no segundo lugar das na√ß√Ķes com mais altos pr√™mios salariais por n√≠vel superior, ficando somente atr√°s do Chile.

Resultados de estudos internos da Kroton tamb√©m revelam a tamanha metamorfose que o ensino superior proporciona na vida dos alunos das institui√ß√Ķes que integram o grupo. √Č estatisticamente comprovado que, ao longo do curso ou ap√≥s sua forma√ß√£o, os discentes desfrutam de aumento de sal√°rio, ascens√£o profissional e maior chance de elevados pr√™mios salariais, em todas as √°reas do conhecimento. Uma pesquisa feita com mais de 11 mil alunos, cerca de 600 empresas, em 24 regi√Ķes e englobando cinco campos do conhecimento mostrou um incremento de 251% na renda dos estudantes com at√© quatro anos de formado, revelando um importante impacto na empregabilidade.

As vantagens de concluir os estudos no ensino superior s√£o in√ļmeras: h√° mais chances de encontrar um emprego que traga realiza√ß√£o pessoal, menor probabilidade de demiss√£o, oportunidades melhores, estabilidade, destaques em processos seletivos, entre tantas outras. Essas tend√™ncias apresentadas a um profissional com gradua√ß√£o refor√ßam a real import√Ęncia da obten√ß√£o de um diploma, que pode ser considerado como um passaporte para a efetiva√ß√£o do sonho profissional e o in√≠cio da constru√ß√£o de uma carreira. A forma√ß√£o √© o primeiro passo para o caminho do conhecimento e a concretiza√ß√£o do sucesso no futuro.

 

  • Gerente de RH & Empregabilidade da Kroton, um dos maiores grupos educacionais do mundo, e ser√° palestrante do GEduc 2016 durante o II F√≥rum de Empregabilidade e Empreendedorismo do Aluno. O evento ser√° de 30 de mar√ßo a 01 de abril, em S√£o Paulo, SP. Saiba mais em www.humus.com.br/geduc.
Avaliar

37 Respostas para “O valor de um diploma de ensino superior”

  • Aldineia Ferreira Silva says:

    texto interessante nos mostra a import√Ęncia de uma forma√ß√£o acad√™mica, e as grandes oportunidades que o futuro nos reserva em nossa √°rea escolhida.

     
  • Sergio luiz dos santos coimbra says:

    Gostei, a formação acadêmica é muito importante para o desenvolvimento humano. Poder atuar nas diversas áreas de atuação do ser humano.

     
  • Douglas Campos says:

    Verdade um diploma hoje em dia ajuda bastante, o mercado de trabalho anda muito concorrido, e quem estudar e se especializar, se atualizar n√£o fica para traz …

     
  • JOHNNY ALVIN RODRIGUES says:

    Eu concordo totalmente com o texto acima, realmente precisamos de fato estudar, nunca devemos parar, mesmo que isso nos canse, pode ter certeza que a recompensa virá, as portas se abrindo é a melhor sensação!

     
  • Janete Leme Severino Marconato says:

    Gostei do conte√ļdo, que me acrescentou conhecimento. Hoje realmente se faz necess√°rio um curso superior, onde adquirimos muito mais oportunidades de bons emprego, estabilidade profissional e condi√ß√Ķes de melhores coloca√ß√Ķes em concursos p√ļblicos.

     
  • lilian da silva paz says:

    Interessante muito bom,pois um diploma de nível superior valoriza muito o profissional.Em tempos de crise uma graduação e especialização é um diferencial.

     
  • J√ļlio C√©zar da cruz spigote says:

    achei muito importante esse texto a formação acadêmica é importante na vida pessoal como profissional,e no mercado buscam não profissionais bom mas também capacitado.

     
  • Jurlene de Araujo Hespanha says:

    Estou cursando Marketing por uma questão pessoa, trabalho na área desde 1987, investi em minhas filhas e agora chegou meu momento, 14 de Abril completo 62 anos e estou muito feliz em poder contribuir com minha experiência e quero deixar um legado para meus netos, ainda crianças, que o melhor da vida, desde criança é poder querer sempre mais, não importa o tempo, a idade!

     
  • Osmar Cruz says:

    A forma√ß√£o acad√™mica passou a ser o ponto de partida para se almejar boas coloca√ß√Ķes no mercado de trabalho.

     
  • Eduardo Henrique says:

    Eu acho que tudo q envolve conhecimento é importe, ainda assistindo a relatos de pessoas bem sucedidas que conseguiram tudo através do estudo. Então bora estudar!!!

     
  • Janete Cavalcante Rocha dos Santos says:

    De fato, o ensino superior al√©m de dar varias oportunidade de servi√ßos p√ļblico e particular, ampliam conhecimentos nas √°reas: profissional, cultual e pessoal.

     
  • Rosemir Pinheiro says:

    Eu li o texto, e achei interessante. A realidade é essa. O curso superior é necessário e importante para nossas vidas. Você pode ter a experiência que for, de nada adianta, se não tiver um diploma de nível superior em mãos. A experiência sem o diploma de nada vale.

     
  • Julia Teixeira says:

    Nao tem preco conhecimento para resto da vido….quem agraduacao tepode busca vida melho….ter vida socio ecomonica melho

     
  • cassio sales says:

    texto relevante.Altamente necessário uma formação superior.

     
  • Muito bom, n√≥s motiva a crescer a cada dia.

     
  • sim de fato mais uma das principais causa √© a base fam√≠lia e a escola que a maioria delas v√£o se desempenha,mais n√£o importa se ela vai consegui um ensino superior assim que acaba a faculdade mas o n√≠vel de vontade (se ela √© uma pessoal pessimista ou otimista isso faz uma diferen√ßa gritante)

     
  • JOSE JUAN MARTINEZ BREY says:

    Cursando Jornalismo com 63 anos depois de 40 anos sem estudar um curso superior, realmente qualquer que for a gradua√ß√£o “curso superior” e obter um diploma faz a diferen√ßa n√£o somente no mercado de trabalho e sim na forma√ß√£o do individuo, pois o conhecimento abre nossas mentes para assim poder utilizar ao m√°ximo nosso potencial, mas n√£o √© somente isso, devemos continuar estudando ” Doutorado Mestrado etc” participar de palestras, cursos de p√≥s gradua√ß√£o, e ai onde mas aprendemos conversando com outros participantes e escutar as experiencias de cada um deles, e trocar ideias, m√©todos, formas, tipos etc, isso nos elevar√° no conhecimento nos colocando e posi√ß√Ķes privilegiadas para nosso desenvolvimento profissional

     
  • DENIS LEONARDO ALVES SILVA says:

    Depois desse importante tema abordado, me senti mais convencido da necessidade de me qualificar para enfrentar a grande batalha que se tornou o mercado de trabalho.

     
  • Alizete Cerqueira da Silva says:

    Eu também tenho lido o texto e tenho visto o quanto é importante a formação hoje eu tenho 41 anos e 4 filhos não tive oportunidade de uma formação hoje estou tendo a oportunidade de estudar.e buscar a formulação de arquitetura e urbanismo não só em busca de melhoria mas também em busca de uma cultura que me habilita para um trabalho melhor e por ajudar os menus quatro filhos.

     
  • arceizio says:

    eu que o diga, o quanto me faz falta não ter formação superior,

     
  • Fidel Pisco Reategui says:

    muito grato de todas as coisas que a universidade ensina e nos absorvemos par um futuro pr√≥ximo dos estudantes em Engenharia civil,parab√©ns ao equipe da universidade Anhanguera pelo desempenho ….

    atte Eng.civil Fidel pisco

     
  • Altemir Souza Da Silva says:

    Gostei muito desse texto,realmente √© de extrema import√Ęncia um n√≠vel superior,porque acompanhar√° em todas as √°reas da vida!

     
  • Eder Carrilho says:

    o mercado de trabalho precisa de profissionais capacitados para o serviços mais completos, e por isso temos que nos capacitar para fazer o melhor para as pessoas que necessita e nos.

     
  • Rosilene Beling Bayer Pontin says:

    Estou cursando ciências contábeis ,é muito bom todos os aprendizados é um diferencial no teu curriculum e que você vai levar pro resto da sua vida,muito bom o texto.

     
  • MARCOS ALARC√ÉO says:

    Ter um diploma de ensino superior é muito importante, principalmente em nossos dias , com a globalização,com a concorrência,mudanças em vários setores da política e economia em todo o mundo.
    √Č um salto gigantesco para quem est√° iniciando nesta carreira de gest√£o.Possibilidades infinitas tanto no pa√≠s ou no exterior. Posso atuar como profissional em varias √°reas de mercado.
    Gosto muito dessa √°rea e recomendo. muito obrigado. .valeu galera.

     
  • jos√© carlos silva de ara√ļjo says:

    legal achei que por sua vez uma formação de Nivel superior com certeza vai muito ajuda no sabe diferenciado,

     
  • Patr√≠cia de Souza says:

    O Curso Superior amplia as oportunidades de realização pessoal e profissional.O Saber nunca ocupa espaço.

     
  • Ewton says:

    Isso me deixou com mais vontade ainda, de estudar

     
  • interessante muito bom ,√© importante os estudos.

     
  • Sulamita says:

    De fato, um diploma de n√≠vel superior valoriza muito o profissional. √Č um diferencial a mais. Vale apena investir em educa√ß√§o.

     
  • Sulamita says:

    De fato, um diploma de n√≠vel superior conta muito. √Č de extrema import√Ęncia o aperfei√ßoamento e o investimento em educa√ß√£o. Em tempos de crise uma gradua√ß√£o e especializa√ß√£o √© um diferencial.

     
  • cleuza inacia de paiva says:

    achei muito importantes eeses comentarios das pessoas falando sobre , como e bom e importante estudar nessa vida

     
  • Everton pedro do carmo custodio says:

    O mercado tem vaga para quem tem formação, superior e capacitado; com um bom currículo não basta ,só se forma tem que ser, qualifica e continua enriquecedor o currículo é esta sempre esta atualizado ao mercado de trabalho e sua área sempre buscado, mas e mas o estudo e a qualificação.

     
  • √Č importante que no Brasil os pr√™mios salariais por n√≠vel superior tenha aumentado com isso as chances de encontrar um emprego que proporcione uma estabilidade e melhoras na vida destes profissionais, por isso o diploma se torna t√£o importante para o conhecimento e concretiza√ß√£o do sucesso futuro.

     
  • Jos√© Carlos Silva de Ara√ļjos says:

    boa noite! √Č minha primeira vez no curso de gest√£o. Apesar de estar um pouco perdido, estou me readaptando aos poucos. Bem, at√© onde sei um conhecimento a mais √© muito significante para as pessoas que queiram ter sucesso em sua carreira profissional no ramo do mercado de trabalho.

     
  • bruna says:

    hoje em dia o mercado de trabalho está muito concorrido , principalmente por causa da falta de emprego , e é nesta hora que quem se preparou estudou tem grande chance de ingressar no mercado de trabalho.

     
  • C√°ssio Augusto says:

    Achei muito interessante esse texto. A formação acadêmica é importantíssima para o crescimento profissional e pessoal também. Saliento que além de capacitação, o mercado e os empresários buscam profissionais que saibam fazer e que façam.

     

Deixe uma resposta

N√ļmeros do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics