Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior
Professor de Computação, coordenador de tutoria e pesquisador em EAD
***

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs são recursos que vem se destacando na atualidade, e nesse contexto, várias companhias privadas, instituições educativas, e organizações envolvidas com a capacitação e o desenvolvimento dos recursos humanos têm desenhado ou desenvolvido seus próprios Ambientes Virtuais de Aprendizagem baseadas na web (e-learning), visando facilitar a inserção dos estudantes, professores, e administradores no mundo virtual, além de auxiliar e facilitar o trabalho desses mesmos professores e alunos. O sistema educativo tradicional e os modelos de aprendizagem autônoma podem ser completados por técnicas que utilizam métodos de aprendizagem a distância, redes de informação, serviços multimídias e eletrônicos.

Assim pode-se desenvolver a utilização da Web com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem on-line de modo a servir de ferramenta de divulgação de material e de suporte a formação do usuário, possibilitando um feedback intensivo e extensivo.

Conforme Chaves, (1998):

A difusão das redes de comunicação, aliadas às novas tecnologias e a mudanças socioeconômicas e culturais propiciam de forma fantástica a utilização do computador como ferramenta de ensino. Uma das mudanças mais significativas na tecnologia é a expansão das redes globais de comunicação. As instituições investiram significativamente para participar destas redes e as pessoas estão rapidamente tentando incorporar-se a elas. Atualmente, as instituições estão percebendo que o foco de seus investimentos deve ir além da infra-estrutura, incluindo a criação de conteúdo e a capacitação dos usuários. (CHAVES, 1988, p. 5 -67).

Podemos afirmar que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem vêm sendo utilizados cada vez mais no Brasil, já que instituições de ensino em geral, estão gradativamente notando os benefícios da utilização de um curso na Web. Os recursos multimídia e ferramentas de ensino on-line comprovadamente otimizam e refletem positivamente no aprendizado presencial e a distância, com os resultados alcançados surpreendendo aos próprios professores.

Através da utilização da Internet e dos AVAs toda a comunidade acadêmica, alunos, professores, e a própria instituição poderá se beneficiar de todo o potencial que esta ferramenta pode oferecer. Dentre algum desses benefícios, podemos destacar a modificação da posição do professor, visto até então como o ponto central do aprendizado, reservando ao aluno autonomia durante o processo de aprendizado. Com a utilização dos AVAs o próprio educando buscará suas estratégias para a construção do seu processo formativo como um sujeito e não um objeto, assim aumentando sua autonomia, estimulando a interação com outros alunos, desenvolvendo e socializando suas produções, além de respeitar o ritmo da aprendizagem de cada um.

O uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem pode favorecer a inclusão digital dos alunos e professores, além de estimular o ensino semi-presencial podendo tornar as aulas mais dinâmicas já que utiliza a Internet e recursos multimídias como, por exemplo, áudio e vídeo. Assim:

A tecnologia atual possibilita a troca de dados, som e imagem do professor, através das filmadoras próprias para computador em tempo real, proporcionando maior interatividade entre professor e aluno e possibilitando a montagem de grupos de discussão, pois a trilogia imagem, som e dados já é uma realidade na rede, favorecendo em muito o aprendizado (LITWIN, 2001) apud (MACEDO, 2001, p.3).

Os AVAs possuem ferramentas que podem facilitar a administração de cursos ou aulas na Internet. De acordo com Crespo (1998), a educação na web é um processo de desenvolvimento da aprendizagem, em qualquer nível de instrução e treinamento, que incorpora tipicamente as seguintes ações:

  • Estabelecimento dos objetivos da aprendizagem;
  • Localização e revisão (ou criação) de material instrucional (ex: instrumentos de diagnóstico, livros texto, software para aprendizagem (courseware, testes, etc.);
  • Avaliação do nível de conhecimento dos alunos;
  • Atribuição de material apropriado aos estudantes;
  • Definição da forma de acesso dos estudantes a componentes/módulos;
  • Revisão e acompanhamento do progresso dos estudantes e gerência das intervenções necessárias;
  • Provisão e gestão da comunicação estudante-professor e estudante-estudante (tanto síncrona quanto assíncrona);
  • Avaliação da aprendizagem;
  • Relatório dos resultados da aprendizagem.

Boa parte dos AVAs disponíveis atualmente, possuem alguns destes recursos citados acima, o que pode facilitar e agilizar tanto a vida do aluno como para o professor no decorrer das aulas, já que otimiza o tempo de ambos, dando maior foco a aprendizagem. De acordo com Schelemmer (2005), é possível listar os benefícios dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem para as instituições de ensino, para professores e alunos, como segue:

Benefícios para instituições de ensino:

  • Possibilita atender a um variado espectro de público;
  • Amplia os espaços destinados à Educação, podendo ser usado para a constituição de comunidades virtuais de aprendizagem, tanto como apoio ao ensino presencial quanto para a educação a distância;
  • Quando utilizado na modalidade à distância, o AVA possibilita reduzir custos relacionados a deslocamentos físicos e infra-estrutura física.

Benefícios para os professores:

  • Suporta diferentes estilos de aprendizagem: cooperativa, orientada por discussão, centrada no sujeito, por projetos, por desafios/problemas/casos;
  • Serve de suporte para o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares e transdisciplinares;
  • Possibilita disseminar informações para um grande número de pessoas ao mesmo tempo, sem limites de amplitude geográfica;
  • Disponibilizada a informação no ambiente, tornando possível a atualização, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e compartilhamento instantâneo;
  • A concepção didático-pedagógica possibilita uma visão clara das possibilidades de uso das ferramentas e uma maior interação. Permite a personalização de uma comunidade de acordo com suas necessidades e características. Dessa forma, o conceptor, ao criar uma comunidade, pode escolher dentre as opções oferecidas as que melhor atendam aos objetivos da comunidade em questão. Ainda, ele tem a facilidade de, a qualquer momento, poder incluir ou excluir ferramentas.

Benefícios para os alunos:

  • Proporciona um fácil acesso à informação, pois não depende de espaço e nem de tempo fixos. Os alunos ficam livres para estudar em seu próprio ritmo, independentemente do lugar onde estejam. Podem acessar a sua comunidade por meio do AVA, de qualquer lugar e a qualquer hora. O aprendizado pode ocorrer 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • Possibilita o compartilhamento de informações e a produção de conhecimento de forma coletiva, propiciando ampliar experiências, estimulando a colaboração entre os alunos;
  • Os alunos, individualmente ou em grupo, podem ter um acompanhamento personalizado e adequado às suas necessidades, de forma que, além de poder se conectar na hora que julgar mais propicia, ainda contam com a disponibilidade de poder escolher os assuntos e as opções que julgarem mais convenientes;
  • O AVA possibilita que grupos de alunos interagem em comunidades, que possam compartilhar as informações e seus insights, mesmo após a conclusão do curso ou da capacitação. Portanto, a implementação e uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem contribuir para um real desenvolvimento do educando, o aluno pode ter maior motivação já que os recursos tecnológicos despertam grande interesse e o educando pode estudar no seu próprio ritmo e no horário que seja mais conveniente. E ainda tem a possibilidade de rever conteúdos e atividades que podem ser repetidas muitas vezes, ou seja, o educando participa de forma mais ativa da aprendizagem, tendo o professor como um facilitador.

Porém, apenas disponibilizar conteúdos em formato tradicional utilizando novas tecnologias não significa educar. Para o uso eficiente da tecnologia, o foco deve estar no estudante e na maneira como ele interage com conteúdo. Este novo foco é que deve direcionar o uso do computador na educação. Faz-se necessário também à acessória aos professores que utilizam ou desejam utilizar o AVA em suas disciplinas, essa assessoria pode ser dada por um profissional especializado, que teria como função orientar da melhor forma possível o docente quanto à adequação de utilização dos recursos tecnológicos na disciplina ministrada.

Bonilla (2005) diz que:

Diante do contexto atual de mudanças, marcado pela presença das TIC, precisamos estar atentos aos alardeados processos de modernização do sistema educacional pautado no simples uso das ditas “novas” tecnologias, que buscam elevar o mesmo tipo de educação – centrada no modelo da escola única, no currículo grade – a um maior grau de eficácia e eficiência. Essas formas de educação precisam ser repensadas, reinventadas, pluralizadas. As interfaces interativas do ciberespaço possibilitam justamente a proposição de “outras educações”, assentes numa perspectiva não-linear, que provocam e sustentam o diálogo e a produção colaborativa e cooperativa entre os diferentes sujeitos da educação. (BONILLA, 2005 p.2)

Desta forma podemos inferir sobre a importância dos recursos tecnológicos para uma nova forma de educar, que, cada vez mais, vêm se desenvolvendo e modernizando. As instituições de ensino devem se preocupar e procurar meios de se modernizar para assim contribuir para o melhor desenvolvimento de seus alunos, oferecendo uma formação condizente com a realidade atual, com mais preparo para o mercado de trabalho e consequentemente dando um maior e melhor retorno a sociedade.

_______________________

Referências Bibliográficas:
BONILLA, Maria Helena Silveira. EDUCAÇÃO ONLINE: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente”. FACED/UFBA, 2005. Disponível em: – Acesso em: 12/09/2006.
CHAVES, E.O.C.; SETZER, V.W. O uso de computadores em escolas: Fundamentos e críticas. Scipione, 1988. 5-67 p.
CRESPO, Sergio; FONTOURA, Marcus Felipe M. C. da; LUCENA, Carlos José P. de.
Um Modelo Conceitual Compatível com a Plataforma EDUCOM/IMS para Comparação de Ambientes de Educação na WEB. 1998. Disponível: Acesso em: 27/10/2008.
MACEDO, Ricardo Pedrosa. Proposta de Modelo de Ambiente Virtual de Apoio ao Ensino Presencial. Florianópolis: UFSC, 2001.
SCHELEMMER, Eliane; Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para a sociedade em rede na cultura da aprendizagem. IN: VALENTINI, Carla Beatris; SOARES, Eliana Maria do Sacramento. Aprendizagem em Ambientes Virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul: EDUCs, 2005.

Avaliar

70 Respostas para “Os benefícios dos ambientes virtuais de aprendizagem para alunos, professores e IES”

  • Juari José Regis says:

    Permita lançar-me nesse exercício de futurologia em que a AVA se tornou um dos instrumentos mais aceito (necessário) para enfrentarmos as dificuldades oriundas do mundo pós-moderno. Até pouco tempo era totalmente contra o ensino virtual, hoje tenho que colocar a minha mão a palmatória, modificando a minha forma forma de pensar, pois o AVA com certeza de dúvida é excelente instrumento educacional que não tem distância onde a mesma não chegue, não tem barreiras que bloqueie o seu acesso. Mesmo com as dificuldades sociais vividas e vivenciadas, AVA é o instrumento educacional para o presente e futuro deste país.

     
  • DILSON MIGUEL RAPKIEWICZ says:

    Ao ler o artigo e os comentários que seguem em relação a ele, sobre os prós e os contras do AVA é quase unanimidade o consenso sobre as vantagens dos usos das novas tecnologias. No entanto, o uso das tics, exemplo, AVA, etc…, apresentam algumas barreiras para um número significativo de indivíduos abandonados a própria sorte nos confins do Brasil, uma vez que os recursos disponíveis ao acesso para uma grande maioria deixam a desejar. Em outras palavras, a tecnologia, a qualidade, os recursos financeiros são antidemocráticos, na medida em que não são acessíveis a todos, pois as desigualdades sociais vão afunilando, demonstrando que muitos entram, mas poucos saem capacitados.

    Chamo atenção para estas questões porque acredito que neste processo de ensino aprendizagem não podemos perder de perspectiva o contexto social, político e econômico em que nossos estudantes estão inseridos. Não se trata aqui de negar a importância da educação EAD, mas chamar atenção para o fato de que não podemos fazer vistas grossas, ou ignorar que a educação como um todo estará condicionada pela teia de relações onde os indivíduos estão presos, constroem seu cotidiano e desde onde eles olham o mundo.

     
  • Maria Albanisa de Oliveira Carlucci says:

    Sabemos da importância dos recursos tecnológicos no dia dia e principalmente no contexto educacional. Assim sendo a AVA poderá contribuir de forma valorosa para alcançar em grande escala a comunidade acadêmica, bem como contribuir no seu desenvolvimento diante das novas possibilidades de formação.

     
  • Maria Albanisa de Oliveira Carlucci says:

    O AVA pode contribuir muito com as diferentes ferramentas no contexto educacional, tanto para o aluno quanto para a organização do trabalho do docente. O aluno poderá ser acompanhado e orientado mesmo a distância. No entanto é necessário um compromisso e organização do seu tempo/espaço para que tenha um aproveitamento significativo diante das novas formas de aprendizagens.

     
  • Fabiana Pereira Leite Lancelotti de Oliveira says:

    Importante novos ambientes de aprendizados, o ensino a distância vem de encontro a necessidade de estimular novas formas para inclusão social e cidadania. Gerando infintas possibilidades no processo ensino e aprendizagem.

     
  • Stenio Vittorazzi says:

    Ótimos apontamentos. Parabéns ao autor!!!
    Eu considero essas ferramentas de DTICs muito valorosas para educação como um todo, entretanto, é preciso trazermos de forma mais notória a discussão sobre a quantidade de alunos que um professor pode atender eficientemente em um curso/disciplina EAD. Vejo que muitas instituições utilizam o AVA como se fosse uma sala de aula com 2000m2 e, consequentemente, precarizam o ensino como a carreira docente.

     
  • Marcos Ferreira de Souza says:

    Com certeza essas novas ferramentas venham trazer muitos benefícios tanto para o aluno como também o professor, onde de qualquer lugar do mundo com o acesso a internet e as ferramentas disponibilizadas, se tem um meio de se qualificar e aprender de forma operacional constante com os tutores/professores qualificados.

     
  • Eraldo Carlos Batista says:

    Uma da vantagens do uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, entre tantas outras como já foi mencionado pelos colegas, é o fato desta ferramenta tornar as aulas mais dinâmicas através dos recursos multimídias como, por exemplo, áudio e vídeo.

     
  • Angélica Massarolli says:

    Já tive diversos aprendizados devido aos AVA. Fiz vários cursos com excelentes professores, graças ao AVA, pois não teria condições para me deslocar para fazer esses cursos. Sem dúvidas o AVA permite que um número maior de pessoas tenham acesso ao ensino, além das ferramentas permitirem atender as diversas formas de aprendizagem.

     
  • Raimundo França says:

    Realmente, os ambientes virtuais de aprendizagem oferecem oportunidades novas aos educandos e educadores, fazendo com que ambos se desafiam na construção de processo de educação mediado pela horizontalidade do acesso. Requerendo de ambos, disciplina, mobilidade e compromisso.

     
  • CECÍLIA DE CAMPOS FRANÇA says:

    A Educação a Distância permite tanto ao professor como ao aluno possibilidades de ensino e aprendizagem muito interessantes. Muitos ainda apontam as desvantagens que esta modalidade de educação apresenta. No entanto, a educação presencial também tem desvantagens e, é exatamente nosso questionamento constante em cima de nossas práticas e possibilidades que nos permitem um aperfeiçoamento constante.
    A inclusão de pessoas na educação passa por criar alternativas que as acolha, facilite seu dia dia, e permita com que possam estudar, interagir no ambiente, dentro de um cronograma que ela própria determine, o que torna mais fácil cumprir as atividades e fazer as avaliações que são necessárias para o professor entender como está o processo de cada aluno na disciplina que ministra.
    O retorno ou feedback aos alunos é imprescindível. Além claro, da atenção dada a toda e qualquer dificuldade que apresente.
    Como a distância entre professor e aluno existe e não há relação face a face, priorizar e atender às mensagens com prontidão é o coração da relação virtual que se estabelece.

     
  • Maria Antonia Carniello says:

    O texto sintetiza objetivamente o atual status das Tecnologias disponíveis.
    Boa reflexão.

     
  • Edenio Sebastião Faria da Silva says:

    Importantíssima ferramenta para universalização da educação. Penso ser importante a avaliação do ENADE tanto no início do curso quanto no final/concluinte a fim de propiciar maior esforço referente ao curso tanto dos alunos quanto dos professores e Instituições.

     
  • Raquel Aparecida Loss says:

    Com o avanço da internet, a modernização tecnológica de industrias e a mudança no perfil dos jovens da geração atual, é imperativo que os professores busquem novas ferramentas que auxiliem os alunos na compreensão do conteúdos abordados em sala de aula. Acredito que o uso de ambientes virtuais pode contribuir de maneira significativa na aprendizagem,uma vez que respeitará o limite e velocidade de aprendizagem de cada um.

     
  • GEOVANI MUNHOZ DA SILVA says:

    A cada dia que se passa, cada vez mais, a internet vem se tornando uma ferramenta de trabalho, meios de estudos, meios de comunicação e de capacitação profissional. Sendo assim, com a UAB vem se tornando um meio a mais de nos se qualificarmos beneficiando ainda mais os nossos objetivos, perfil profissional, o nosso ambiente de trabalho além do público alvo que são a comunidade escolar.

     
  • Célia Maria Campos França says:

    Devemos usar a tecnologia sempre ao nosso favor e a oportunidade que nos é dada para termos uma formação através da Universidade Aberta( UAB), nos faz refletir sobre dedicação e disciplina, que e o principio para chegarmos ao sucesso pessoal e profissional.

     
  • ZILDA G SANTOS says:

    O ENSINO A DISTANCIA NOS DA OPORTUNIDADE DE QUALIFICARMOS E ATINGIR NOSSO OBJETIVOS DE OBTER FORMAÇÃO.

     
  • Rita de Cassia Ferreira da Silva says:

    A tecnologia está muito avançada e graças a essa tecnologia podemos estudar na nossa casa, buscar conhecimentos e aprendermos que á modalidade á distância
    Também é uma capacitação na qual nos vamos ter para o mercado de trabalho.nos alunos só precisamos organizar nosso tempo e querer mesmo estudar tem que se dedicar, nesse mundo virtual e a Uab proporciona isso para aqueles que querem serem grandes vencedores.

     
  • Bom com a internet o AVA é um programa que pode nos ajudar muito temos ai varias opções ou melhor ferramentas que pode estar nos ajudando tanto para o aluno quanto para os professores porque eles estão longe mas podem estar ajudando auxiliando os alunos dando notas nas atividades acompanhando o comportamento do aluno no curso mesmo sendo a distância ele é o professor. Isso é um curso que a gente um dia vai estar se transformando em grandes profissionais portanto essa função do ava ajuda muito esses meios onlines, emails, internet, computador é uma ferramenta muito importante pra nós a informação a tecnologia é muito importante pra nós e ajuda muito principalmente nos cursos a distância. E o legal disso é saber como o mundo da informação, informatica cresceu, que esse tipo de curso a distância já vem existindo faz tempo, começou pequeno la atrás e foi crescendo foi crescendo e hoje ta ai vamos se dizer superando uma faculdade com polos e aulas presenciais.

     
  • LUZIA ALQUINA DE LIMA ARAUJO . says:

    Devido a tecnologia avançada,o mercado nos cobra ter que acompanhar a globalizaçao, a ter conhecimento.E a Uab nos da oportunidade que podemos interagir, no mercado com capacitação adequada aprendizagem e ter acesso as tecnologia avançada, nos tempos e limites de cada um.

     

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics