Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***

Alvorar, alvorecer, amadurecer, anoitecer e florescer são verbos incoativos. Exprimem começo de ação, de movimento progressivo. O gerúndio exprime o que está sendo, acontecendo. Junto dos auxiliares ir e vir é fluxo: estou indo, vou vivendo. Vir a ser corresponde, em latim, a (in) fieri, em francês, a devenir, e, em alemão, a das Werden. Com isso se tenta expressar o fluxo contínuo de evolução. Coisas continuamente acontecendo. Com o aval de S. Paulo, podendo acontecer que o bem que eu queira, isso é não faça. E o mal que eu odeie, isso eu faça.

A partir do momento em que nasce, o ser humano é uma criança, a vir a ser um adulto. Para isso nasceu, para isso veio ao mundo ou foi posto no mundo. Participes da obra da criação, os pais promovem a travessia de quem não era, não existia, para o existir. Ser pai, ou sendo pai, é ser responsável e sentir-se responsabilizado por uma dinastia. Os Maias, os Carvalhos, os Oliveiras…

No poema de Wilhelm Busch, sobre o Pai: “Vater werden ist nicht schwer / Vater sein dagegen sehr ist”. Ser pai não é difícil. Pai, por sua vez, é muito. Todo filho é prova da existência de um pai biológico; nem todo pai é prova de si mesmo com “P” maiúsculo: Vater. Um lar pode vir a ser uma prisão. A gaiola, mesmo dourada, esplêndida, inibe o voo do “Pássaro Cativo”, rouba-lhe a liberdade. Para Olavo Bilac, Deus nos deu por gaiola a imensidade. Voar! Voar!

Na alma de cada pai comparece latente o anseio de tornar patente o melhor para os filhos. Desde os mais letrados aos menos letrados, em geral todos querem a felicidade dos filhos.

Repto constante, busca de completude. “A tarefa de ser completo nunca termina”. É o fim da missão que a dá por finalizada. Consoante depoimento do próprio apóstolo Paulo, ele combateu o bom combate: “Bonum certamen certavi”, escreveu ele. Conservou a fé, cumpriu a própria missão.

Alles Gute zum Vatertag!

 

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics