Print Friendly, PDF & Email

Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***

Inúmeros são os tipos de linguagem: linguagem infantil, linguagem popular, gíria, jargão, linguagem erudita, linguagem escorreita, linguagem jurídica, cada uma com seu vocabulário específico, inerente a uma ciência, arte, profissão, etc. Até o mundo do crime obedece a um linguajar próprio. Uma linguagem pode ser obscena, pobre ou rica em conteúdo e forma. Há uma linguagem musical como há uma linguagem do olhar. Linguagem que se define pelos sentidos externos: auditiva, visual, tátil, olfativa, gustativa. Linguagem cognitiva, linguagem afetiva, articulada, artificial, afetada; assembly language, cognitiva, técnica; linguagem escrita, oral, gramatical, corporal, de máquina, linguagem de programação, denotativa e conotativa, figurada; de alto nível, de baixo nível, calão; lúdica, poética; referencial, simbólica; estruturada; mímica; linguagem corporal, linguagem da marcha militar, linguagem da dança; marionetes; tropel cadenciado de cavalos de raça ou estrepitoso, de cavalos selvagens, linguagem comum aos hinos nacionais. Farfalhar de folhas. Murmúrio das ondas do mar, do vento que cicia. Comadres que rumorejam coisas sem importância.

Linguagem da natureza. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento enarra as suas obras. Os pássaros têm sua linguagem. Como gorjeiam! As vozes dos animais traduzem sua linguagem. Uma vaca berra para chamar seu bezerrinho. De Tomás Antônio Gonzaga à sua bela Marília:

“Atende, como aquela vaca preta

O novilhinho seu dos mais separa

E o lambe, enquanto chupa a lisa teta”.

Linguagem é a ferramenta de todo docente, seja ele, ela, de línguas, especificamente, de ciências nas suas diversas ramificações; arte também em várias áreas, informática, etc. Em suma, o contêiner do processo ensino/aprendizagem depende sempre de alguma linguagem falada, escrita, mímica, virtual. Em sala de aula, quem não se comunica se trumbica. Não é esse o recado do Chacrinha?

Parabéns, mestres, pelo Dia do Professor!

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics