Destaques
Patrocínio
Facebook

Antonio OliveiraAntônio de Oliveira
Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
***

Personagem de Guimarães Rosa, Riobaldo aponta para a unidade: “Às vezes eu penso: seria o caso de pessoas de fé e posição se reunirem, em algum apropriado lugar, no meio dos gerais, para se viver só em altas rezas, fortíssimas, louvando a Deus e pedindo glória do perdão do mundo. Todos vinham comparecendo, lá se levantava enorme igreja, não havia mais crimes, nem ambição, e todo sofrimento se espraiava em Deus, dado logo, até à hora de cada uma morte cantar.”

Em sua obra Utopia, Tomás More traça o plano de um estado ideal, na linha da República de Platão. Em seu livro A Cidade do Sol, Tomás Campanela estabelece uma teoria geral do estado análoga à de Platão. O profeta Isaías sonhara mais alto: “O lobo conviverá com o cordeiro, o leopardo ao lado do cabrito se deitará, o bezerro, o filho de leão e o novilho cevado andarão juntos, um menino pequeno os guiará. A vaca e o urso pastarão juntos, juntos também se deitarão seus filhotes, o leão comerá da palha com o boi. A criancinha de colo brincará perto da toca da serpente, a criança mais grandinha colocará a sua mão na cova da víbora. Ninguém fará mal algum nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”.S. Agostinho vê no progresso que ocorre na história da humanidade a execução do plano divino n’A Cidade de Deus. Segundo Bossuet, “O homem se agita e Deus o conduz”. Em para-choques de caminhão, o mesmo pensamento, no popular: “Dirigido por mim, guiado por Deus”. Para Agostinho, vida perfeita só na pátria celeste. Para Karl Marx, pela implantação da ditadura do proletariado alcançar-se-á o paraíso aqui na Terra.

Cada cabeça… Um modo de pensar. Algumas pessoas, letradas ou não, conseguem sistematizar, fazer disso uma cartilha. Também há os que nunca tiveram opinião, fazendo parte daquele grupo de “mais um no mundo” das Maria-vai-com-as-outras. “Long life to dreamers!”

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics