Debora C. B. Andrade Guerra
Vice-presidente da ABMES

Mês de agosto. Mês de grandes momentos de alegria na ABMES. Em 2020 e a comemoração de 38 anos de sua existência. Quantas emoções, quantas lembranças, quantas histórias!

Ao longo destes 38 anos, a evolução da nossa Associação se deu de forma totalmente visível. Com agilidade e compromisso, acompanha – e, muitas vezes, antecede – tendências educacionais, econômicas, culturais. A inovação já faz parte do DNA da ABMES. Um exemplo disso foi no ano passado quando entregamos para todos os que participaram da comemoração de aniversário de 37 anos óculos de realidade aumentada, que nos levavam a um tour virtual da sede da empresa. Será que já estávamos prevendo que poderíamos usar isto como um diferencial para os alunos que estariam, com a necessidade de continuação da aprendizagem, em aulas remotas, utilizando dessas tecnologias com laboratórios virtuais?

Das propostas das discussões calorosas e enriquecedoras do tema “Sem diversidade não há Inovação”, tratado no XII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP 2019), a ABMES, juntamente com o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior particular, coloca em destaque a liderança feminina e a igualdade de gêneros. Será que já estávamos prevendo o fundamental papel da mulher em momentos desafiadores como o que estamos vivendo?

Com esse olhar feminino, quero destacar neste aniversário tão especial que estamos comemorando – pois sabemos que o ano de 2020 ficará na história e na memória de tod(x)s – a “veia” empreendedora das mulheres da ABMES. Hoje temos na nossa casa, no dia a dia de trabalho, para realizar todas as atividades, 16 colaboradores, sendo que mais da metade são mulheres, que, juntas, em equipe, formam um grande mosaico de qualidades muito femininas, como força, coragem, olhar amplo e focado em busca de ações assertivas e criativas. Lidyane Lima, Liderança de Projetos; Simone Silva, Consultoria de Relacionamento; Sabrina Moraes, Secretaria Executiva; Camila Griguc, Coordenadoria de Comunicação; Daiana Martins, Coordenadoria de TI, e Arlete Ribeiro, Assessoria Administrativa e Financeira, demonstram que nós mulheres atuamos em todas as áreas, muitas delas, que por muitos anos, foram papéis exclusivos dos homens. Temos ainda, nos auxiliando, Bárbara Oliveira, Renata Silva e Dalliane Damascena. Isso demonstra como a ABMES se destaca e inova a cada dia.

Temos muitas histórias de sucesso de mulheres ao longo destas quase quatro décadas de trabalho da ABMES. Mulheres inspiradoras, guerreiras, empreendedoras. Mulheres que provam a todo momento que podemos alcançar os nossos sonhos e objetivos se lutarmos bastante por eles. Que buscam elevar a educação brasileira, além, é claro, de transformar as suas instituições de ensino, através de uma gestão profissional, organizada e bem sucedida. Mulheres que buscam o conhecimento, a troca de experiências, a dedicação e o trabalho árduo diário para se colocar em lugar de destaque no cenário nacional. Que buscam se reinventar frente a todos os desafios. Desafios profissionais e pessoais, superados com uma força motriz que inspira e incentiva tantas outras mulheres a trilhar o mesmo caminho, abrindo espaço para uma nova era.

Ao longo destes 38 anos da ABMES, mulheres de destaque precisam ser aplaudidas, mulheres como: Profa. Vera Gissoni, a precursora que encabeçou a fundação da Associação; Profa. Carmem Silva, ex vice-presidente e membro do Conselho de Administração; Profa. Cecilia Horta, ex diretora acadêmica; Profa. Therezinha Cunha e Profa. Rosa Maria D’Amato de Déa, membros do Conselho de Administração; Profa. Tereza Cristina Rodrigues da Cunha e Profa. Carmem Murara, membros do Colegiado da Presidência; Profa. Maria Antonieta Chiappetta e Profa Maria Eliza de Aguiar e Silva, membros do Conselho Fiscal; Profa. Iara Xavier, assessora da presidência, e tantas outras incríveis mulheres que fizeram e fazem parte da trajetória da ABMES. Destaco também, com muito orgulho, a agora conselheira do Conselho Nacional de Educação, Profa. Amábile Pacios.

Tenho muito orgulho de fazer parte desta história! Gostaria de poder encontrar com tod(x)s para comemorarmos em grande estilo nas nossas saudosas festas cheias de alegria, descontração, boa música! Ainda não será possível, mas já estou imaginando como será surpreendente nossos próximos eventos!

Viva a ABMES! Viva os 38 anos de sua fundação e vida longa à nossa Associação!!! Destaque no cenário educacional brasileiro em prol da educação do nosso país.

Avaliar

2 Respostas para “Um brinde à ABMES!”

  • Simone Silva says:

    Que honra fazer parte desta história e principalmente por conhecer mulheres tão inspiradoras, sou muito grata!

     
  • Camila Griguc says:

    Obrigada pelo texto, profa. Débora. É muito bom saber que temos uma mulher como você atuando na linha de frente da nossa Associação. Um brinde à ABMES.

     

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics