Destaques
Facebook
Twitter

    Sorry, no Tweets were found.

Print Friendly, PDF & Email
Valmor Bolan
Doutor em Sociologia e Presidente da Conap (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni)
***

Verificamos um enfraquecimento da esperança nos dias atuais quanto à possibilidade de construção de uma sociedade sadia. Infelizmente isto vem se impondo inclusive em nossas Escolas no seu processo educacional. Muitos professores e professoras estão envenenados pelo pessimismo quanto ao futuro e à natureza humana. A Família e a Escola são as instituições que devem cumprir o papel de acarinhar a alma humana e de ‘vender’ às crianças e aos jovens atitudes de idealismo e de capacidade de mudar as coisas para melhor. Estas instituições sociais podem se constituir no motor de uma nova sociedade. Pode-se dizer que elas são as incubadoras não somente de valores cívicos, mas também de valores transcendentais e religiosos mais autênticos.

O que precisamos também é afirmar os valores humanos, pois a crise que vivemos, mais do que crise social, é crise de valores, e não haverá solução efetiva dos inúmeros problemas sociais existentes, especialmente nos grandes centros urbanos, se as diretrizes adotadas pelos tomadores de decisão, não estiverem pautadas na ética e nos valores morais. Por isso urge que retomemos a conscientização de que é necessário desenvolver em nossos jovens a motivação por valores, inicialmente, para que com isso eles possam alcançar o êxito que desejam em suas vidas.

Não basta apenas obter informações técnicas disso ou daquilo, se o conhecimento adquirido não for para dar vigor a uma vivência que priorize o bem do ser humano, da pessoa humana em todos seus aspectos. Por isso que os valores humanos devem superar os efeitos do tecnicismo. A tecnologia pode estar a serviço da vida, quando não deixa a técnica prevalecer sobre a pessoa, quando a tecnologia não se torna um fim, mas permanece o meio para o bem de todos. Nesse sentido, a educação deve continuar sua missão civilizadora, humanizadora, na medida em que é pela educação que os valores humanos devem ser sempre reforçados.

Avaliar

Deixe uma resposta

Números do Ensino Superior
Categorias
Autores
Arquivos
Visitantes
wordpress analytics